00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FANUT - FACULDADE DE NUTRIÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FANUT Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - NUTRIÇÃO - FANUT
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17382
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Padilha, Bruna Merten-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/9037226743881318pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Lídia Bezerra-
dc.contributor.referee2Veiga, Gabriela Rossiter Stux-
dc.creatorSantos, Felipe Roberto Tavares dos-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6155257675202159pt_BR
dc.date.accessioned2025-12-02T14:22:15Z-
dc.date.available2025-12-02-
dc.date.available2025-12-02T14:22:15Z-
dc.date.issued2025-02-17-
dc.identifier.citationSANTOS, Felipe Roberto Tavares dos. Avaliação da qualidade dos cardápios de escolas públicas do estado de Alagoas pela ferramenta IQ COSAN. 2025. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) – Faculdade de Nutrição, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17382-
dc.description.abstractIntroduction: Evaluating the quality of school menus in public schools is essential to ensure that states and municipalities comply with the guidelines established by the National School Feeding Program (PNAE). This analysis can be conducted in a standardized manner using the Quality Index of the Coordination of Food and Nutritional Security (IQ COSAN), a tool that allows for assessing nutritional adequacy, food diversity, and compliance with the program's criteria. Objective: This descriptive observational study aimed to analyze the quality of school menus in various state schools in Alagoas, based on the parameters established by the National School Feeding Program (PNAE). Material and Methods: The research was conducted on the 2023 menu. The menu inspection was carried out directly using the IQ COSAN tool, which considered the parameters established by the PNAE, including the recognition of regional food offerings, sociobiodiversity, menu diversity/variety, the quantity of food provided weekly, and the presence of food products prohibited by current legislation. Results and Discussion: Based on the evaluation of the described parameters, the menu was classified as inadequate (0-45.9 points), needs improvement (46-75.9 points), or adequate (76-95 points). The analysis of the menus allowed for identifying potential shortcomings as well as areas for improvement, contributing to the implementation of the PNAE in municipal public schools in Alagoas. Additionally, it provided a basis for corrective measures aimed at enhancing the program's efficiency. Final Considerations: The results obtained from the analysis indicated an average score of 65.25 points, highlighting that the menu requires improvements. The findings revealed a low presence of foods such as vegetables and greens, foods rich in iron and vitamin A, along with the inclusion of ultra-processed items.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Nutrição - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlimentação escolar - Alagoaspt_BR
dc.subjectPlanejamento de cardápiopt_BR
dc.subjectSegurança alimentarpt_BR
dc.subjectSchool mealspt_BR
dc.subjectMenu planningpt_BR
dc.subjectFood and nutrition securitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAOpt_BR
dc.titleAvaliação da qualidade dos cardápios de escolas públicas do estado de Alagoas pela ferramenta IQ COSANpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the quality of public school menus in the state of Alagoas using the IQ COSANpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoIntrodução: A avaliação da qualidade dos cardápios das escolas públicas é fundamental para assegurar que estados e municípios estejam cumprindo as diretrizes estabelecidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Essa análise pode ser realizada de maneira padronizada por meio do Índice de Qualidade da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (IQ COSAN), ferramenta que permite identificar a adequação nutricional, a diversidade alimentar e a conformidade com os critérios do programa. Objetivo: Esse estudo descritivo observacional teve como objetivo analisar a qualidade dos cardápios escolares das diversas escolas estaduais de Alagoas, com base nos parâmetros estabelecidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Material e métodos: A pesquisa realizada foi referente ao cardápio 2023. A inspeção do cardápio foi realizada diretamente pela ferramenta IQ COSAN, que levou em consideração os parâmetros estabelecidos pelo PNAE, incluindo o reconhecimento da oferta de alimentos regionais, da sociobiodiversidade, da diversidade/variedade do cardápio, da quantidade de alimentos fornecidos semanalmente e da presença de produtos alimentícios proibidos pela legislação vigente. Resultado e discussão: A partir do preenchimento dos parâmetros descritos, o cardápio foi classificado como inadequado (0-45,9 pontos), precisa melhorar (46-75,9 pontos) ou adequado (76-95 pontos). A investigação dos cardápios permitiu identificar possíveis falhas, assim como pontos a serem melhorados, o que contribuiu para a implementação do PNAE nas escolas públicas municipais de Alagoas e forneceu subsídios para a tomada de medidas corretivas, com o objetivo de melhorar a eficiência do programa. Considerações finais: Os resultados obtidos após a análise, apontaram a média de 65,25 pontos, evidenciando que o cardápio precisa de melhorias, com a baixa presença de alimentos como legumes e verduras, alimentos ricos em ferro e vitamina A, aliada à inclusão de itens ultraprocessados.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - NUTRIÇÃO - FANUT

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação da qualidade dos cardápios de escolas públicas do estado de Alagoas pela ferramenta IQ COSAN.pdfAvaliação da qualidade dos cardápios de escolas públicas do estado de Alagoas pela ferramenta IQ COSAN695.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.