Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17382Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Padilha, Bruna Merten | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | https://lattes.cnpq.br/9037226743881318 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Barbosa, Lídia Bezerra | - |
| dc.contributor.referee2 | Veiga, Gabriela Rossiter Stux | - |
| dc.creator | Santos, Felipe Roberto Tavares dos | - |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/6155257675202159 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-12-02T14:22:15Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-02 | - |
| dc.date.available | 2025-12-02T14:22:15Z | - |
| dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Felipe Roberto Tavares dos. Avaliação da qualidade dos cardápios de escolas públicas do estado de Alagoas pela ferramenta IQ COSAN. 2025. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) – Faculdade de Nutrição, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17382 | - |
| dc.description.abstract | Introduction: Evaluating the quality of school menus in public schools is essential to ensure that states and municipalities comply with the guidelines established by the National School Feeding Program (PNAE). This analysis can be conducted in a standardized manner using the Quality Index of the Coordination of Food and Nutritional Security (IQ COSAN), a tool that allows for assessing nutritional adequacy, food diversity, and compliance with the program's criteria. Objective: This descriptive observational study aimed to analyze the quality of school menus in various state schools in Alagoas, based on the parameters established by the National School Feeding Program (PNAE). Material and Methods: The research was conducted on the 2023 menu. The menu inspection was carried out directly using the IQ COSAN tool, which considered the parameters established by the PNAE, including the recognition of regional food offerings, sociobiodiversity, menu diversity/variety, the quantity of food provided weekly, and the presence of food products prohibited by current legislation. Results and Discussion: Based on the evaluation of the described parameters, the menu was classified as inadequate (0-45.9 points), needs improvement (46-75.9 points), or adequate (76-95 points). The analysis of the menus allowed for identifying potential shortcomings as well as areas for improvement, contributing to the implementation of the PNAE in municipal public schools in Alagoas. Additionally, it provided a basis for corrective measures aimed at enhancing the program's efficiency. Final Considerations: The results obtained from the analysis indicated an average score of 65.25 points, highlighting that the menu requires improvements. The findings revealed a low presence of foods such as vegetables and greens, foods rich in iron and vitamin A, along with the inclusion of ultra-processed items. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Curso de Nutrição - Bacharelado | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Alimentação escolar - Alagoas | pt_BR |
| dc.subject | Planejamento de cardápio | pt_BR |
| dc.subject | Segurança alimentar | pt_BR |
| dc.subject | School meals | pt_BR |
| dc.subject | Menu planning | pt_BR |
| dc.subject | Food and nutrition security | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO | pt_BR |
| dc.title | Avaliação da qualidade dos cardápios de escolas públicas do estado de Alagoas pela ferramenta IQ COSAN | pt_BR |
| dc.title.alternative | Evaluation of the quality of public school menus in the state of Alagoas using the IQ COSAN | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.description.resumo | Introdução: A avaliação da qualidade dos cardápios das escolas públicas é fundamental para assegurar que estados e municípios estejam cumprindo as diretrizes estabelecidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Essa análise pode ser realizada de maneira padronizada por meio do Índice de Qualidade da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (IQ COSAN), ferramenta que permite identificar a adequação nutricional, a diversidade alimentar e a conformidade com os critérios do programa. Objetivo: Esse estudo descritivo observacional teve como objetivo analisar a qualidade dos cardápios escolares das diversas escolas estaduais de Alagoas, com base nos parâmetros estabelecidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Material e métodos: A pesquisa realizada foi referente ao cardápio 2023. A inspeção do cardápio foi realizada diretamente pela ferramenta IQ COSAN, que levou em consideração os parâmetros estabelecidos pelo PNAE, incluindo o reconhecimento da oferta de alimentos regionais, da sociobiodiversidade, da diversidade/variedade do cardápio, da quantidade de alimentos fornecidos semanalmente e da presença de produtos alimentícios proibidos pela legislação vigente. Resultado e discussão: A partir do preenchimento dos parâmetros descritos, o cardápio foi classificado como inadequado (0-45,9 pontos), precisa melhorar (46-75,9 pontos) ou adequado (76-95 pontos). A investigação dos cardápios permitiu identificar possíveis falhas, assim como pontos a serem melhorados, o que contribuiu para a implementação do PNAE nas escolas públicas municipais de Alagoas e forneceu subsídios para a tomada de medidas corretivas, com o objetivo de melhorar a eficiência do programa. Considerações finais: Os resultados obtidos após a análise, apontaram a média de 65,25 pontos, evidenciando que o cardápio precisa de melhorias, com a baixa presença de alimentos como legumes e verduras, alimentos ricos em ferro e vitamina A, aliada à inclusão de itens ultraprocessados. | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - NUTRIÇÃO - FANUT | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Avaliação da qualidade dos cardápios de escolas públicas do estado de Alagoas pela ferramenta IQ COSAN.pdf | Avaliação da qualidade dos cardápios de escolas públicas do estado de Alagoas pela ferramenta IQ COSAN | 695.33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.