00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17345
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O papel do estágio supervisionado na formação inicial docente: uma experiência nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Siqueira, Juliana das Dores Silva
Primeiro Orientador: Marcolino, Suzana
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Ana Maria dos
metadata.dc.contributor.referee2: Maynart, Renata da Costa
Resumo: Se tratando de uma pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico, esta monografia tem por objetivo explorar as contribuições do Estágio Supervisionado para a formação inicial de professores, apresentando uma experiência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante o período de estágio do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. À luz da pedagogia histórico-crítica, as discussões aqui trazidas buscam explorar as concepções de educação e formação de professores e como seu papel se liga aos modos de funcionamento da sociedade, além de adentrar nas questões acerca das concepções de teoria e prática e como elas se integram frente à prática docente. A partir das contribuições de autores como Dermeval Saviani, Selma Garrido e Silvio Sanchez, o desenvolvimento deste trabalho resultou principalmente na compreensão do estágio enquanto campo de pesquisa, fomentando o debate acerca da necessidade de uma formação de professores/pedagogos tomada pela história como eixo da organização curricular e da escola como lócus privilegiado para o desenvolvimento dos conhecimentos fundamentais para o exercício docente.
Abstract: As a qualitative and bibliographic study, this monograph aims to explore the contributions of the Supervised Internship to the initial training of teachers, presenting an experience in the Early Years of Elementary Education during the internship period of the Pedagogy program at the Federal University of Alagoas (UFAL). In the light of historical-critical pedagogy, the discussions presented here seek to examine the concepts of education and teacher education and how their role is connected to the modes of functioning of society, in addition to addressing issues related to the concepts of theory and practice and how they integrate within teaching practice. Drawing on the contributions of authors such as Dermeval Saviani, Selma Garrido, and Silvio Sánchez, the development of this work resulted primarily in the understanding of the internship as a research field, fostering debate on the need for teacher/pedagogue education grounded in history as the axis of curricular organization and on the school as a privileged locus for the development of the essential knowledge required for teaching practice.
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Formação inicial
Práxis educativa
Supervised internship
Initial teacher education
Educational praxis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SIQUEIRA, Juliana das Dores Silva. O papel do estágio supervisionado na formação inicial docente: uma experiência nos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17345
Data do documento: 6-dez-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.