Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17345| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | O papel do estágio supervisionado na formação inicial docente: uma experiência nos anos iniciais do ensino fundamental |
| Autor(es): | Siqueira, Juliana das Dores Silva |
| Primeiro Orientador: | Marcolino, Suzana |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Ana Maria dos |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Maynart, Renata da Costa |
| Resumo: | Se tratando de uma pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico, esta monografia tem por objetivo explorar as contribuições do Estágio Supervisionado para a formação inicial de professores, apresentando uma experiência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante o período de estágio do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. À luz da pedagogia histórico-crítica, as discussões aqui trazidas buscam explorar as concepções de educação e formação de professores e como seu papel se liga aos modos de funcionamento da sociedade, além de adentrar nas questões acerca das concepções de teoria e prática e como elas se integram frente à prática docente. A partir das contribuições de autores como Dermeval Saviani, Selma Garrido e Silvio Sanchez, o desenvolvimento deste trabalho resultou principalmente na compreensão do estágio enquanto campo de pesquisa, fomentando o debate acerca da necessidade de uma formação de professores/pedagogos tomada pela história como eixo da organização curricular e da escola como lócus privilegiado para o desenvolvimento dos conhecimentos fundamentais para o exercício docente. |
| Abstract: | As a qualitative and bibliographic study, this monograph aims to explore the contributions of the Supervised Internship to the initial training of teachers, presenting an experience in the Early Years of Elementary Education during the internship period of the Pedagogy program at the Federal University of Alagoas (UFAL). In the light of historical-critical pedagogy, the discussions presented here seek to examine the concepts of education and teacher education and how their role is connected to the modes of functioning of society, in addition to addressing issues related to the concepts of theory and practice and how they integrate within teaching practice. Drawing on the contributions of authors such as Dermeval Saviani, Selma Garrido, and Silvio Sánchez, the development of this work resulted primarily in the understanding of the internship as a research field, fostering debate on the need for teacher/pedagogue education grounded in history as the axis of curricular organization and on the school as a privileged locus for the development of the essential knowledge required for teaching practice. |
| Palavras-chave: | Estágio supervisionado Formação inicial Práxis educativa Supervised internship Initial teacher education Educational praxis |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
| Citação: | SIQUEIRA, Juliana das Dores Silva. O papel do estágio supervisionado na formação inicial docente: uma experiência nos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17345 |
| Data do documento: | 6-dez-2024 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| O papel do estagio supervisionado na formacao inicial docente - uma experiencia nos anos iniciais do ensino fundamental.pdf | 761.16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.