00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Quem conta um conto aumenta um ponto: A contribuição da história contada na construção de identidade de um povo
Título(s) alternativo(s): Who tells a tale ads a tail: the contribution of the history told in the construction of a people's identity
Autor(es): Silva, Karine dos Santos
Primeiro Orientador: Saraiva, Marina Rebeca de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Silvana Paulina de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Ivanildo Gomes dos
Resumo: As histórias são inerentes à humanidade. Sendo assim, podem ser percebidas a todo momento e em todos os tempos. É perceptível que por meio das histórias relembramos o tempo passado, fazemos e vivenciamos histórias no tempo presente e imaginamos novas histórias para serem criadas no tempo futuro. O objetivo geral deste trabalho é trazer a história contada como pedra fundamental para a construção de identidade de uma sociedade, enfaticamente, a construção da identidade do povo maceioense e alagoano. Portanto, o trabalho surge da necessidade de promover uma conscientização - social, cultural e ancestral - fazendo um recorte muito específico para nossa cidade e estado, uma vez que esses foram e muitas vezes ainda são palco para acontecimentos truculentos. Cabe ressaltar que, visando alcançar seu objetivo, este trabalho irá perpassar a escrita convenientemente acadêmica e muitas vezes se estreitará em um diálogo com você leitor. A metodologia empregada abrange não apenas a pesquisa bibliográfica, mas também relatos de vivências da autora, estudo e aporte teórico sobre a temática de forma geral. Consequentemente, contando com a contribuição de vários estudiosos como Higa (2023), Abate e Stoltz (2020), Bedran (2012), Aranha (2006) e Galeano (s.d). Por fim, chega-se à conclusão que é extremamente necessário que nossa história seja contada e ouvida. Porque para começar a fazer mudança é preciso dar o primeiro passo e para que esse primeiro passo seja dado precisamos investir em uma educação decolonial. Voltando um olhar exclusivo para o adulto, acreditando que precisamos primeiramente nos educar para que assim consigamos ser assertivos nos processos educativos com nossas crianças.
Abstract: Stories are inherent to humanity. Therefore, they can be perceived at all times and in all times. It is noticeable that through stories we remember the past, make and experience stories in the present time and imagine new stories to be created in the future. The general objective of this paper is to bring the story told as a cornerstone for the construction of a society's identity, emphatically, the construction of the identity of the people of Maceió and Alagoas. The paper arises from the need to promote awareness - social, cultural and ancestral - with a very specific focus on our city and state, since these were and often still are the stage for brutal events. It is worth mentioning that, aiming to achieve its objective, this paper will go beyond conveniently academic writing and will often narrow down to a dialogue with you, the reader. The methodology used covers not only bibliographical research, but also reports of the author's experiences, study and theoretical contribution on the theme in general. Consequently, counting on the contribution of several scholars such as Higa (2023), Abate and Stoltz (2020), Bedran (2012), Aranha (2006) and Galeano (undated). Finally, we come to the conclusion that it is extremely necessary for our history to be told and heard. Because in order to start making changes, we need to take the first step and for this first step to be taken we need to invest in decolonial education. Turning an exclusive look at the adult, believing that we first need to educate ourselves so that we can be assertive in the educational processes with our children.
Palavras-chave: História contada
Construção de identidade
Quebra de Xangô
Maracatu
Told history
Identity construction
Xango's break
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SILVA, Karine dos Santos. Quem conta um conto aumenta um ponto: a contribuição da história contada na construção de identidade de um povo. 2025. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17320
Data do documento: 2-dez-2024
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