00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Saraiva, Marina Rebeca de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2765870601121879pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Silvana Paulina de-
dc.contributor.referee2Santos, Ivanildo Gomes dos-
dc.creatorSilva, Karine dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8756872311211387pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-26T22:17:58Z-
dc.date.available2025-11-26-
dc.date.available2025-11-26T22:17:58Z-
dc.date.issued2024-12-02-
dc.identifier.citationSILVA, Karine dos Santos. Quem conta um conto aumenta um ponto: a contribuição da história contada na construção de identidade de um povo. 2025. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17320-
dc.description.abstractStories are inherent to humanity. Therefore, they can be perceived at all times and in all times. It is noticeable that through stories we remember the past, make and experience stories in the present time and imagine new stories to be created in the future. The general objective of this paper is to bring the story told as a cornerstone for the construction of a society's identity, emphatically, the construction of the identity of the people of Maceió and Alagoas. The paper arises from the need to promote awareness - social, cultural and ancestral - with a very specific focus on our city and state, since these were and often still are the stage for brutal events. It is worth mentioning that, aiming to achieve its objective, this paper will go beyond conveniently academic writing and will often narrow down to a dialogue with you, the reader. The methodology used covers not only bibliographical research, but also reports of the author's experiences, study and theoretical contribution on the theme in general. Consequently, counting on the contribution of several scholars such as Higa (2023), Abate and Stoltz (2020), Bedran (2012), Aranha (2006) and Galeano (undated). Finally, we come to the conclusion that it is extremely necessary for our history to be told and heard. Because in order to start making changes, we need to take the first step and for this first step to be taken we need to invest in decolonial education. Turning an exclusive look at the adult, believing that we first need to educate ourselves so that we can be assertive in the educational processes with our children.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória contadapt_BR
dc.subjectConstrução de identidadept_BR
dc.subjectQuebra de Xangôpt_BR
dc.subjectMaracatupt_BR
dc.subjectTold historypt_BR
dc.subjectIdentity constructionpt_BR
dc.subjectXango's breakpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleQuem conta um conto aumenta um ponto: A contribuição da história contada na construção de identidade de um povopt_BR
dc.title.alternativeWho tells a tale ads a tail: the contribution of the history told in the construction of a people's identitypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoAs histórias são inerentes à humanidade. Sendo assim, podem ser percebidas a todo momento e em todos os tempos. É perceptível que por meio das histórias relembramos o tempo passado, fazemos e vivenciamos histórias no tempo presente e imaginamos novas histórias para serem criadas no tempo futuro. O objetivo geral deste trabalho é trazer a história contada como pedra fundamental para a construção de identidade de uma sociedade, enfaticamente, a construção da identidade do povo maceioense e alagoano. Portanto, o trabalho surge da necessidade de promover uma conscientização - social, cultural e ancestral - fazendo um recorte muito específico para nossa cidade e estado, uma vez que esses foram e muitas vezes ainda são palco para acontecimentos truculentos. Cabe ressaltar que, visando alcançar seu objetivo, este trabalho irá perpassar a escrita convenientemente acadêmica e muitas vezes se estreitará em um diálogo com você leitor. A metodologia empregada abrange não apenas a pesquisa bibliográfica, mas também relatos de vivências da autora, estudo e aporte teórico sobre a temática de forma geral. Consequentemente, contando com a contribuição de vários estudiosos como Higa (2023), Abate e Stoltz (2020), Bedran (2012), Aranha (2006) e Galeano (s.d). Por fim, chega-se à conclusão que é extremamente necessário que nossa história seja contada e ouvida. Porque para começar a fazer mudança é preciso dar o primeiro passo e para que esse primeiro passo seja dado precisamos investir em uma educação decolonial. Voltando um olhar exclusivo para o adulto, acreditando que precisamos primeiramente nos educar para que assim consigamos ser assertivos nos processos educativos com nossas crianças.pt_BR
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