00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17315
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Entre reescritas e criações: a produção textual no processo de alfabetização
Autor(es): Carvalho, Larissa Paulino Santos de
Primeiro Orientador: Oliveira, Eduardo Calil de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Elza Maria da
metadata.dc.contributor.referee2: Sales, Mônica Patrícia da Silva
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar as propostas de produção textual desenvolvidas em uma escola privada, no município de Maceió, nas turmas do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental, nos anos de 2012 e 2013, por meio dos registros e dos manuscritos escolares dos alunos. Foi adotada, nesse estudo, a análise documental, buscando examinar as propostas de produção escrita em comparação com as diretrizes didáticas dos documentos norteadores vigentes à época, no que se refere ao ensino de Língua Portuguesa. Adotamos nessa pesquisa como documentos norteadores os Parâmetros Curriculares Nacionais – Pcns (1997) e o Programa Nacional de Professores alfabetizadores – PROFA (2001), comparando as propostas desenvolvidas em sala com as orientações dispostas nos documentos. Os resultados da pesquisa indicam que, em 2012 houve uma maior autonomia na produção autoral, enquanto em 2013, predominavam práticas de reescrita sem a presença de revisão textual. No entanto, constata-se que ambas as propostas estavam em conformidade com os Pcns (Brasil, 1997), mas adequadas a cada nível escolar.
Abstract: This study aims to analyze the textual production proposals developed in a private school in the municipality of Maceió, in the 1st and 2nd grades of elementary school, in 2012 and 2013, through students' school records and manuscripts. This study adopted documentary analysis, seeking to examine the written production proposals in comparison with the teaching guidelines of the guiding documents in force at the time, with regard to the teaching of Portuguese. In this research, we adopted the National Curriculum Parameters (PCNs, 1997) and the National Program for Literacy Teachers (PROFA, 2001) as guiding documents, comparing the proposals developed in the classroom with the guidelines set out in the documents. The results of the research indicate that, in 2012, there was greater autonomy in authorial production, while in 2013, rewriting practices without textual revision predominated. However, it is clear that both proposals were in accordance with the Pcns (Brazil, 1997), but appropriate for each school level.
Palavras-chave: Escrita
Língua portuguesa
Alfabetização
Writing
Portuguese language
Literacy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: CARVALHO, Larissa Paulino Santos de; OLIVEIRA, Eduardo Calil de. Entre reescritas e criações: a produção textual no processo de alfabetização. 2025. 19 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17315
Data do documento: 3-out-2025
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Entre reescritas e criacoes - a producao textual no processo de alfabetizacao.pdf435.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.