Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17313| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Os desafios de um coordenador pedagógico da rede pública de ensino do Município de Maceió: um estudo de caso |
| Autor(es): | Santana, Roberta Maria Freitas de |
| Primeiro Orientador: | Santos, Edilene Cavalcanti |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Elza Maria da |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Ivanildo Gomes dos |
| Resumo: | Este artigo busca compreender o papel do Coordenador Pedagógico na escola, revelando suas dificuldades e desafios, além de mostrar diretrizes básicas para desempenhar sua função com em uma escola da rede pública de Maceió-AL. O Coordenador Pedagógico é crucial na mediação entre a Gestão Escolar, os professores e a comunidade, visando garantir a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, que enfrenta uma série de obstáculos que comprometem diretamente a eficácia do trabalho. A metodologia para esse trabalho está no estudo bibliográfico e como procedimento a pesquisa qualitativa descritiva, um estudo de caso, com entrevista estruturada, a partir de alguns autores que nos ajudam a compreender e problematizar a questão de pesquisa: Quais os desafios enfrentados por um Coordenador Pedagógico da rede pública de ensino do município de Maceió? A partir da análise dessa entrevista,foi identificado que entre os principais desafios identificados estão a falta de recursos, a sobrecarga de trabalho, a ausência de autonomia, e a necessidade de formação contínua e específica. O estudo se apoia na abordagem de autores como Fonseca (2001), Libâneo (2002), Oliveira (2004) e Vasconcellos (2007), entre outros, com o objetivo de examinar as práticas pedagógicas que permeiam o ambiente escolar. |
| Abstract: | This article seeks to understand the role of the Pedagogical Coordinator within the school, highlighting the difficulties and challenges they face, as well as presenting basic guidelines for carrying out their duties in a public school in Maceió-AL. The Pedagogical Coordinator plays a crucial role in mediating between School Management, teachers, and the community, aiming to ensure the quality of the teaching and learning process, which faces a series of obstacles that directly compromise the effectiveness of the work. The methodology adopted in this study includes bibliographical research and, as a procedure, a descriptive qualitative approach, structured as a case study supported by structured interviews. Several authors contribute to the understanding and discussion of the research question: What challenges are faced by a Pedagogical Coordinator in the public school system of the municipality of Maceió? Based on the analysis of the interview, the main challenges identified include the lack of resources, work overload, limited autonomy, and the need for continuous and specialized training. The study draws on the work of authors such as Fonseca (2001), Libâneo (2002), Oliveira (2004), and Vasconcellos (2007), among others, with the aim of examining the pedagogical practices that shape the school environment. |
| Palavras-chave: | Coordenador pedagógico Desafios Professores Gestão escolar Formação continuada Pedagogical coordinator Challenges Teachers School management Continuing education |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
| Citação: | SANTANA, Roberta Maria Freitas de. Os desafios de um coordenador pedagógico da rede pública de ensino do Município de Maceió: um estudo de caso. 2025. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17313 |
| Data do documento: | 27-nov-2024 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Os desafios de um coordenador pedagogico da rede publica de ensino do municipio de Maceio - um estudo de caso.pdf | 303.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.