00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17313
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Edilene Cavalcanti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0095146757736583pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elza Maria da-
dc.contributor.referee2Santos, Ivanildo Gomes dos-
dc.creatorSantana, Roberta Maria Freitas de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6973452068003377pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-26T12:48:06Z-
dc.date.available2025-11-26-
dc.date.available2025-11-26T12:48:06Z-
dc.date.issued2024-11-27-
dc.identifier.citationSANTANA, Roberta Maria Freitas de. Os desafios de um coordenador pedagógico da rede pública de ensino do Município de Maceió: um estudo de caso. 2025. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17313-
dc.description.abstractThis article seeks to understand the role of the Pedagogical Coordinator within the school, highlighting the difficulties and challenges they face, as well as presenting basic guidelines for carrying out their duties in a public school in Maceió-AL. The Pedagogical Coordinator plays a crucial role in mediating between School Management, teachers, and the community, aiming to ensure the quality of the teaching and learning process, which faces a series of obstacles that directly compromise the effectiveness of the work. The methodology adopted in this study includes bibliographical research and, as a procedure, a descriptive qualitative approach, structured as a case study supported by structured interviews. Several authors contribute to the understanding and discussion of the research question: What challenges are faced by a Pedagogical Coordinator in the public school system of the municipality of Maceió? Based on the analysis of the interview, the main challenges identified include the lack of resources, work overload, limited autonomy, and the need for continuous and specialized training. The study draws on the work of authors such as Fonseca (2001), Libâneo (2002), Oliveira (2004), and Vasconcellos (2007), among others, with the aim of examining the pedagogical practices that shape the school environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCoordenador pedagógicopt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectPedagogical coordinatorpt_BR
dc.subjectChallengespt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOs desafios de um coordenador pedagógico da rede pública de ensino do Município de Maceió: um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo busca compreender o papel do Coordenador Pedagógico na escola, revelando suas dificuldades e desafios, além de mostrar diretrizes básicas para desempenhar sua função com em uma escola da rede pública de Maceió-AL. O Coordenador Pedagógico é crucial na mediação entre a Gestão Escolar, os professores e a comunidade, visando garantir a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, que enfrenta uma série de obstáculos que comprometem diretamente a eficácia do trabalho. A metodologia para esse trabalho está no estudo bibliográfico e como procedimento a pesquisa qualitativa descritiva, um estudo de caso, com entrevista estruturada, a partir de alguns autores que nos ajudam a compreender e problematizar a questão de pesquisa: Quais os desafios enfrentados por um Coordenador Pedagógico da rede pública de ensino do município de Maceió? A partir da análise dessa entrevista,foi identificado que entre os principais desafios identificados estão a falta de recursos, a sobrecarga de trabalho, a ausência de autonomia, e a necessidade de formação contínua e específica. O estudo se apoia na abordagem de autores como Fonseca (2001), Libâneo (2002), Oliveira (2004) e Vasconcellos (2007), entre outros, com o objetivo de examinar as práticas pedagógicas que permeiam o ambiente escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os desafios de um coordenador pedagogico da rede publica de ensino do municipio de Maceio - um estudo de caso.pdf303.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.