Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17305| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Os impactos socioemocionais da pandemia da covid-19 na educação infantil |
| Autor(es): | Amaral, Ayslla Silva do |
| Primeiro Orientador: | Figueiredo, Pedro Paulo Viana |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Pereira Filho, Adalberto Duarte |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Valci Melo Silva dos |
| Resumo: | A pandemia da COVID-19 impôs transformações profundas na rotina das crianças e das instituições de educação infantil, evidenciando a importância das dimensões afetiva e emocional para o desenvolvimento integral. Este artigo tem como objetivo analisar a produção científica brasileira sobre os impactos socioemocionais do isolamento social decorrente da pandemia em crianças da educação infantil. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, de natureza qualitativa e caráter descritivo, fundamentada nas etapas adaptadas do protocolo PRISMA e na estratégia PEO (População, Exposição e Outcome). As buscas foram realizadas nas bases SciELO e Portal de Periódicos CAPES, entre 2020 e 2025, utilizando os descritores “COVID-19” e “desenvolvimento infantil”. A análise de conteúdo dos estudos revelou três categorias emergentes: (1) alterações emocionais e comportamentais das crianças durante o isolamento social; (2) fragilização dos vínculos afetivos e desafios da mediação pedagógica; e (3) estratégias de recomposição socioemocional e acolhimento no pós-pandemia. Os resultados indicam que o confinamento e a ausência do convívio escolar provocaram ansiedade, regressões comportamentais e insegurança emocional, comprometendo a autonomia e o brincar. Evidenciou-se também a insuficiência do ensino remoto para sustentar vínculos afetivos e a sobrecarga das famílias na mediação das aprendizagens. Por outro lado, as práticas de acolhimento, o brincar coletivo e o diálogo emergiram como estratégias fundamentais para a reconstrução emocional e relacional no retorno às aulas presenciais. Conclui-se que o vínculo afetivo é o eixo estruturante da Educação Infantil e condição essencial para o desenvolvimento e a aprendizagem, sendo urgente consolidar uma pedagogia da escuta e da presença que una cuidado, afeto e ludicidade como princípios formativos. O estudo reforça a necessidade de políticas públicas voltadas ao bem-estar emocional das crianças e à formação docente sensível às dimensões humanas da educação. |
| Abstract: | The COVID-19 pandemic imposed profound transformations on the routines of children and early childhood education institutions, highlighting the importance of affective and emotional dimensions for integral development. This article aims to analyze Brazilian scientific production on the socio-emotional impacts of social isolation resulting from the pandemic on children in early childhood education. This is a narrative literature review, of a qualitative and descriptive nature, based on the adapted stages of the PRISMA protocol and the PEO (Population, Exposure, and Outcome) strategy. Searches were conducted in the SciELO and CAPES Periodicals Portal databases, between 2020 and 2025, using the descriptors "COVID-19" and "child development". The content analysis of the studies revealed three emerging categories: (1) emotional and behavioral changes in children during social isolation; (2) weakening of affective bonds and challenges of pedagogical mediation; and (3) strategies for socio-emotional recovery and support in the post-pandemic period. The results indicate that confinement and the absence of school interaction caused anxiety, behavioral regressions, and emotional insecurity, compromising autonomy and play. The inadequacy of remote learning to sustain affective bonds and the overload on families in mediating learning were also evident. On the other hand, welcoming practices, collective play, and dialogue emerged as fundamental strategies for emotional and relational reconstruction upon returning to in-person classes. It is concluded that the affective bond is the structuring axis of Early Childhood Education and an essential condition for development and learning, making it urgent to consolidate a pedagogy of listening and presence that unites care, affection, and playfulness as formative principles. The study reinforces the need for public policies focused on the emotional well-being of children and teacher training sensitive to the human dimensions of education. |
| Palavras-chave: | Pandemia de Covid-19 Educação infantil Desenvolvimento socioemocionalk Vínculos afetivos Covid-19 pandemic Early childhood education Socio-emotional development Affective bonds |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
| Citação: | AMARAL, Ayslla Silva do ; FIGUEIREDO, Pedro Paulo Viana. Os impactos socioemocionais da pandemia da Covid-19 na educação infantil: uma revisão narrativa da literatura. 2025. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17305 |
| Data do documento: | 19-nov-2025 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Os impactos socioemocionais da pandemia da covid-19 na educacao infantil - uma revisao narrativa da literatura.pdf | 467.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.