00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17287
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O jogo dos sentidos: da construção à intervenção em uma turma da Educação Infantil
Autor(es): Silva, Eduarda Ferreira da
Silva, Júlia Grazielli Delfino
Primeiro Orientador: Viana, Maria Aparecida Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Givanildo da
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Ivanildo Gomes dos
Resumo: O estudo intitulado "O Jogo dos Sentidos: da construção à intervenção em uma turma da Educação Infantil" propõe analisar a aplicação do jogo como um recurso pedagógico voltado para o desenvolvimento sensorial, cognitivo e social de crianças de 5 a 6 anos na educação infantil. O principal objetivo foi investigar como o Jogo dos Cinco Sentidos pode potencializar o aprendizado e o desenvolvimento integral das crianças. A pesquisa baseou-se em uma abordagem qualitativa fundamentada em Chizotti (2000) e na observação de campo, relato de experiência integrando teoria e prática. A proposta reafirma a importância de metodologias lúdicas e sensoriais no currículo da educação infantil, alinhando-se às perspectivas de teóricos como Piaget, Vygotsky e Montessori. Os resultados destacaram benefícios significativos no desenvolvimento das crianças.
Abstract: The study entitled “The Game of the Senses: from construction to intervention in a preschool class” proposes to analyze the application of play as a pedagogical resource aimed at the sensory, cognitive, and social development of children aged 5 to 6 years in early childhood education. The main objective was to investigate how the Game of the Five Senses can enhance children's learning and overall development. The research was based on a qualitative approach grounded in Chizzotti (2000) and field observation, combining theory and practice. The proposal reaffirms the importance of playful and sensory methodologies in the early childhood curriculum, aligned with theorists such as Piaget, Vygotsky, and Montessori. The results highlighted significant benefits in children's development.
Palavras-chave: Jogos sensoriais
Educação infantil
Desenvolvimento integral
Aprendizagem lúdica
Metodologia pedagógica
Sensory games
Early childhood education
Integral development
Playful learning
Pedagogical methodology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SILVA, Eduarda Ferreira da; SILVA, Júlia Grazielli Delfino; VIANA, Maria Aparecida Pereira. O jogo dos sentidos: da construção à intervenção em uma turma da educação infantil. 2025. 20 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17287
Data do documento: 27-nov-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O jogo dos sentidos - da construcao a intervencao em uma turma da educacao infantil.pdf426.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.