Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17287Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Viana, Maria Aparecida Pereira | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5441988893925908 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Silva, Givanildo da | - |
| dc.contributor.referee2 | Santos, Ivanildo Gomes dos | - |
| dc.creator | Silva, Eduarda Ferreira da | - |
| dc.creator | Silva, Júlia Grazielli Delfino | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6869441186497425 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-23T20:00:31Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-23 | - |
| dc.date.available | 2025-11-23T20:00:31Z | - |
| dc.date.issued | 2024-11-27 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Eduarda Ferreira da; SILVA, Júlia Grazielli Delfino; VIANA, Maria Aparecida Pereira. O jogo dos sentidos: da construção à intervenção em uma turma da educação infantil. 2025. 20 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17287 | - |
| dc.description.abstract | The study entitled “The Game of the Senses: from construction to intervention in a preschool class” proposes to analyze the application of play as a pedagogical resource aimed at the sensory, cognitive, and social development of children aged 5 to 6 years in early childhood education. The main objective was to investigate how the Game of the Five Senses can enhance children's learning and overall development. The research was based on a qualitative approach grounded in Chizzotti (2000) and field observation, combining theory and practice. The proposal reaffirms the importance of playful and sensory methodologies in the early childhood curriculum, aligned with theorists such as Piaget, Vygotsky, and Montessori. The results highlighted significant benefits in children's development. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Jogos sensoriais | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Desenvolvimento integral | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem lúdica | pt_BR |
| dc.subject | Metodologia pedagógica | pt_BR |
| dc.subject | Sensory games | pt_BR |
| dc.subject | Early childhood education | pt_BR |
| dc.subject | Integral development | pt_BR |
| dc.subject | Playful learning | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogical methodology | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.title | O jogo dos sentidos: da construção à intervenção em uma turma da Educação Infantil | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.description.resumo | O estudo intitulado "O Jogo dos Sentidos: da construção à intervenção em uma turma da Educação Infantil" propõe analisar a aplicação do jogo como um recurso pedagógico voltado para o desenvolvimento sensorial, cognitivo e social de crianças de 5 a 6 anos na educação infantil. O principal objetivo foi investigar como o Jogo dos Cinco Sentidos pode potencializar o aprendizado e o desenvolvimento integral das crianças. A pesquisa baseou-se em uma abordagem qualitativa fundamentada em Chizotti (2000) e na observação de campo, relato de experiência integrando teoria e prática. A proposta reafirma a importância de metodologias lúdicas e sensoriais no currículo da educação infantil, alinhando-se às perspectivas de teóricos como Piaget, Vygotsky e Montessori. Os resultados destacaram benefícios significativos no desenvolvimento das crianças. | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| O jogo dos sentidos - da construcao a intervencao em uma turma da educacao infantil.pdf | 426.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.