00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17287
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Viana, Maria Aparecida Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5441988893925908pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Givanildo da-
dc.contributor.referee2Santos, Ivanildo Gomes dos-
dc.creatorSilva, Eduarda Ferreira da-
dc.creatorSilva, Júlia Grazielli Delfino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6869441186497425pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-23T20:00:31Z-
dc.date.available2025-11-23-
dc.date.available2025-11-23T20:00:31Z-
dc.date.issued2024-11-27-
dc.identifier.citationSILVA, Eduarda Ferreira da; SILVA, Júlia Grazielli Delfino; VIANA, Maria Aparecida Pereira. O jogo dos sentidos: da construção à intervenção em uma turma da educação infantil. 2025. 20 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17287-
dc.description.abstractThe study entitled “The Game of the Senses: from construction to intervention in a preschool class” proposes to analyze the application of play as a pedagogical resource aimed at the sensory, cognitive, and social development of children aged 5 to 6 years in early childhood education. The main objective was to investigate how the Game of the Five Senses can enhance children's learning and overall development. The research was based on a qualitative approach grounded in Chizzotti (2000) and field observation, combining theory and practice. The proposal reaffirms the importance of playful and sensory methodologies in the early childhood curriculum, aligned with theorists such as Piaget, Vygotsky, and Montessori. The results highlighted significant benefits in children's development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos sensoriaispt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento integralpt_BR
dc.subjectAprendizagem lúdicapt_BR
dc.subjectMetodologia pedagógicapt_BR
dc.subjectSensory gamespt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectIntegral developmentpt_BR
dc.subjectPlayful learningpt_BR
dc.subjectPedagogical methodologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO jogo dos sentidos: da construção à intervenção em uma turma da Educação Infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO estudo intitulado "O Jogo dos Sentidos: da construção à intervenção em uma turma da Educação Infantil" propõe analisar a aplicação do jogo como um recurso pedagógico voltado para o desenvolvimento sensorial, cognitivo e social de crianças de 5 a 6 anos na educação infantil. O principal objetivo foi investigar como o Jogo dos Cinco Sentidos pode potencializar o aprendizado e o desenvolvimento integral das crianças. A pesquisa baseou-se em uma abordagem qualitativa fundamentada em Chizotti (2000) e na observação de campo, relato de experiência integrando teoria e prática. A proposta reafirma a importância de metodologias lúdicas e sensoriais no currículo da educação infantil, alinhando-se às perspectivas de teóricos como Piaget, Vygotsky e Montessori. Os resultados destacaram benefícios significativos no desenvolvimento das crianças.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O jogo dos sentidos - da construcao a intervencao em uma turma da educacao infantil.pdf426.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.