00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17284
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As múltiplas linguagens da criança na educação infantil: implicações na organização dos espaços
Autor(es): Silva, Maryane Millena da
Alcantara, Vanessa Santos de
Primeiro Orientador: Maynart, Renata Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Ana Maria dos
metadata.dc.contributor.referee2: Marcolino, Suzana
Resumo: O presente artigo busca refletir sobre a importância do trabalho com as múltiplas linguagens da criança na Educação Infantil e as implicações para a organização dos espaços, enquanto ambiente que possibilita interações e experiências essenciais ao desenvolvimento integral da criança. Trata-se de um trabalho bibliográfico, de aprofundamento que tem como aporte teórico a base legal da Educação Infantil e autores como Márcia Gobbi (2010) Edwards, C., Gandini, L., & Forman, G (1999). A análise das implicações dessas linguagens na organização dos espaços educacionais contribui para a reflexão sobre práticas pedagógicas que proporcionem experiências significativas e diferentes formas de expressão da criança na Educação Infantil.
Abstract: This article reflects on the importance of working with children's multiple languages in Early Childhood Education and the implications for the organization of spaces as an environment that enables interactions and experiences essential to the child's integral development. This is a bibliographical work, based on the legal framework of Early Childhood Education and authors such as Márcia Gobbi (2010) and Edwards, C., Gandini, L., & Forman, G (1999). The analysis of the implications of these languages in the organization of educational spaces contributes to reflection on pedagogical practices that provide meaningful experiences and different forms of expression for children in Early Childhood Education.
Palavras-chave: Educação infantil
Múltiplas linguagens
Desenvolvimento integral
Organização dos espaços
Práticas pedagógicas
Early childhood education
Multiple languages
Integral development
Organization of spaces
Pedagogical practices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SILVA, Maryane Millena da; ALCANTARA, Vanessa Santos de. As múltiplas linguagens da criança na educação infantil: implicações na organização dos espaços. 2024. 21 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17284
Data do documento: 9-set-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As multiplas linguagens da crianca na educacao infnatil - implicacoes na organizacao dos espacos.pdf356.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.