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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17276| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Educação do campo em São Luís do Quitunde: diálogos e desafios à resolução normativa n. 040/2014 |
| Autor(es): | Benigno, Ariane Kelly Santos |
| Primeiro Orientador: | Oliveira, Ana Maria Vergne de Morais |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Silvana Paulina de |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Ferreira, José Raildo Vicente |
| Resumo: | O objetivo geral deste trabalho foi analisar a proposta pedagógica da Educação do Campo de São Luís do Quitunde, em diálogo com a Resolução Normativa nº 040/2014. Para atingir o objetivo geral, definiu-se como objetivos específicos: Entender como se deu o processo de construção da proposta ao longo dos anos; conhecer o contexto histórico e social de São Luís do Quitunde; identificar o papel dos professores nesse processo e a consonância das metodologias e recursos utilizados com as diretrizes da Resolução Normativa nº 040/2014 e com as especificidades da Educação do campo. O estudo evidenciou os desafios intrínsecos à construção de uma educação de qualidade no campo, vivenciada pelo município, marcada por desafios históricos, desigualdades e limitações de infraestrutura. Diante desse cenário, a proposta pedagógica de São Luís do Quitunde se destaca ao buscar superar essas dificuldades, valorizando a cultura local articulada ao processo de alfabetização. |
| Abstract: | The general objective of this study was to analyze the pedagogical proposal of Rural Education in São Luís do Quitunde, in dialogue with Normative Resolution No. 040/2014. To achieve this goal, the following specific objectives were defined: to understand how the proposal was developed over the years; to examine the historical and social context of São Luís do Quitunde; to identify the role of teachers in this process; and to assess the alignment of the methodologies and resources used with the guidelines of Normative Resolution Nº. 040/2014 and with the specificities of rural education. The study revealed the intrinsic challenges involved in building quality education in rural areas, as experienced by the municipality, which is marked by historical obstacles, inequalities, and infrastructural limitations. In this context, the pedagogical proposal of São Luís do Quitunde stands out for seeking to overcome these difficulties, valuing local culture and integrating it into the literacy process. |
| Palavras-chave: | Identidade do campo Alfabetização Valorização do campo Pertencimento Rural identity Literacy Appreciation of rural culture Sense of belonging |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
| Citação: | BENIGNO, Ariane Kelly Santos; OLIVEIRA, Ana Maria Vergne de Morais. Educação do campo em São Luís do Quitunde: diálogos e desafios frente à resolução normativa n. 040/2014. 2025. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17276 |
| Data do documento: | 4-dez-2024 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Educacao do campo em Sao Luis do Quitunde - dialogos e desafios frente a resolucao normativa n. 040-2014.PDF | 730.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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