00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17276
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Ana Maria Vergne de Morais-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6117395439543435pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Silvana Paulina de-
dc.contributor.referee2Ferreira, José Raildo Vicente-
dc.creatorBenigno, Ariane Kelly Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1152122978061797pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-21T15:54:32Z-
dc.date.available2025-11-21-
dc.date.available2025-11-21T15:54:32Z-
dc.date.issued2024-12-04-
dc.identifier.citationBENIGNO, Ariane Kelly Santos; OLIVEIRA, Ana Maria Vergne de Morais. Educação do campo em São Luís do Quitunde: diálogos e desafios frente à resolução normativa n. 040/2014. 2025. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17276-
dc.description.abstractThe general objective of this study was to analyze the pedagogical proposal of Rural Education in São Luís do Quitunde, in dialogue with Normative Resolution No. 040/2014. To achieve this goal, the following specific objectives were defined: to understand how the proposal was developed over the years; to examine the historical and social context of São Luís do Quitunde; to identify the role of teachers in this process; and to assess the alignment of the methodologies and resources used with the guidelines of Normative Resolution Nº. 040/2014 and with the specificities of rural education. The study revealed the intrinsic challenges involved in building quality education in rural areas, as experienced by the municipality, which is marked by historical obstacles, inequalities, and infrastructural limitations. In this context, the pedagogical proposal of São Luís do Quitunde stands out for seeking to overcome these difficulties, valuing local culture and integrating it into the literacy process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade do campopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectValorização do campopt_BR
dc.subjectPertencimentopt_BR
dc.subjectRural identitypt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectAppreciation of rural culturept_BR
dc.subjectSense of belongingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação do campo em São Luís do Quitunde: diálogos e desafios à resolução normativa n. 040/2014pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral deste trabalho foi analisar a proposta pedagógica da Educação do Campo de São Luís do Quitunde, em diálogo com a Resolução Normativa nº 040/2014. Para atingir o objetivo geral, definiu-se como objetivos específicos: Entender como se deu o processo de construção da proposta ao longo dos anos; conhecer o contexto histórico e social de São Luís do Quitunde; identificar o papel dos professores nesse processo e a consonância das metodologias e recursos utilizados com as diretrizes da Resolução Normativa nº 040/2014 e com as especificidades da Educação do campo. O estudo evidenciou os desafios intrínsecos à construção de uma educação de qualidade no campo, vivenciada pelo município, marcada por desafios históricos, desigualdades e limitações de infraestrutura. Diante desse cenário, a proposta pedagógica de São Luís do Quitunde se destaca ao buscar superar essas dificuldades, valorizando a cultura local articulada ao processo de alfabetização.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educacao do campo em Sao Luis do Quitunde - dialogos e desafios frente a resolucao normativa n. 040-2014.PDF730.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.