Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17253| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | O que se publica sobre frações nos anos iniciais do ensino fundamental |
| Título(s) alternativo(s): | What is published about fractions in the early years of elementary education |
| Autor(es): | Lima, Isabella Honório da Silva |
| Primeiro Orientador: | Santos, Mercedes Betta Quintano de Carvalho Pereira dos |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Carloney Alves de |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, José Anderson de Lima e |
| Resumo: | O artigo tem como objetivo mapear estudos publicados em periódicos científicos que abordam o ensino de frações nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa, com foco no mapeamento de publicações científicas, pautado nos pressupostos da pesquisa de Fiorentini, Passos e Lima (2016). Foram analisados artigos publicados entre 2012 e 2024, selecionados em periódicos da área de Educação Matemática. Os resultados mostram que as principais discussões dizem respeito às dificuldades de aprendizagem, ao uso de materiais específicos, às atividades lúdicas e à formação de professores. O estudo contribui para a reflexão sobre práticas pedagógicas mais efetivas no ensino de frações. |
| Abstract: | This article aims to map studies published in scientific journals that discuss the teaching of fractions in the early years of elementary education. The study adopts a qualitative approach, focusing on the mapping of scientific publications, based on the methodological assumptions of Fiorentini, Passos, and Lima (2016). Articles published between 2012 and 2024 in journals in the field of Mathematics Education were analyzed. The results indicate that the main discussions concern learning difficulties, the use of specific materials, playful activities, and teacher education. The study contributes to reflections on more effective pedagogical practices for teaching fractions. |
| Palavras-chave: | Matemática Fração Anos iniciais Mapeamento Ensino fundamental Mathematic Fraction Early years Mapping Elementary education |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
| Citação: | LIMA, Isabella Honório da Silva; SANTOS, Mercedes Betta Quintano de Carvalho Pereira. O que se publica sobre frações nos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17253 |
| Data do documento: | 23-set-2025 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| O que se publica sobre fracoes nos anos iniciais do ensino fundamental.pdf | 756.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.