00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17253
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Mercedes Betta Quintano de Carvalho Pereira dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7632501056879630pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Carloney Alves de-
dc.contributor.referee2Silva, José Anderson de Lima e-
dc.creatorLima, Isabella Honório da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9542274612514970pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-17T16:07:22Z-
dc.date.available2025-11-12-
dc.date.available2025-11-17T16:07:22Z-
dc.date.issued2025-09-23-
dc.identifier.citationLIMA, Isabella Honório da Silva; SANTOS, Mercedes Betta Quintano de Carvalho Pereira. O que se publica sobre frações nos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17253-
dc.description.abstractThis article aims to map studies published in scientific journals that discuss the teaching of fractions in the early years of elementary education. The study adopts a qualitative approach, focusing on the mapping of scientific publications, based on the methodological assumptions of Fiorentini, Passos, and Lima (2016). Articles published between 2012 and 2024 in journals in the field of Mathematics Education were analyzed. The results indicate that the main discussions concern learning difficulties, the use of specific materials, playful activities, and teacher education. The study contributes to reflections on more effective pedagogical practices for teaching fractions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectFraçãopt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectMapeamentopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMathematicpt_BR
dc.subjectFractionpt_BR
dc.subjectEarly yearspt_BR
dc.subjectMappingpt_BR
dc.subjectElementary educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO que se publica sobre frações nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeWhat is published about fractions in the early years of elementary educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO artigo tem como objetivo mapear estudos publicados em periódicos científicos que abordam o ensino de frações nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa, com foco no mapeamento de publicações científicas, pautado nos pressupostos da pesquisa de Fiorentini, Passos e Lima (2016). Foram analisados artigos publicados entre 2012 e 2024, selecionados em periódicos da área de Educação Matemática. Os resultados mostram que as principais discussões dizem respeito às dificuldades de aprendizagem, ao uso de materiais específicos, às atividades lúdicas e à formação de professores. O estudo contribui para a reflexão sobre práticas pedagógicas mais efetivas no ensino de frações.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O que se publica sobre fracoes nos anos iniciais do ensino fundamental.pdf756.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.