00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17253
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O que se publica sobre frações nos anos iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): What is published about fractions in the early years of elementary education
Autor(es): Lima, Isabella Honório da Silva
Primeiro Orientador: Santos, Mercedes Betta Quintano de Carvalho Pereira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Carloney Alves de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, José Anderson de Lima e
Resumo: O artigo tem como objetivo mapear estudos publicados em periódicos científicos que abordam o ensino de frações nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa, com foco no mapeamento de publicações científicas, pautado nos pressupostos da pesquisa de Fiorentini, Passos e Lima (2016). Foram analisados artigos publicados entre 2012 e 2024, selecionados em periódicos da área de Educação Matemática. Os resultados mostram que as principais discussões dizem respeito às dificuldades de aprendizagem, ao uso de materiais específicos, às atividades lúdicas e à formação de professores. O estudo contribui para a reflexão sobre práticas pedagógicas mais efetivas no ensino de frações.
Abstract: This article aims to map studies published in scientific journals that discuss the teaching of fractions in the early years of elementary education. The study adopts a qualitative approach, focusing on the mapping of scientific publications, based on the methodological assumptions of Fiorentini, Passos, and Lima (2016). Articles published between 2012 and 2024 in journals in the field of Mathematics Education were analyzed. The results indicate that the main discussions concern learning difficulties, the use of specific materials, playful activities, and teacher education. The study contributes to reflections on more effective pedagogical practices for teaching fractions.
Palavras-chave: Matemática
Fração
Anos iniciais
Mapeamento
Ensino fundamental
Mathematic
Fraction
Early years
Mapping
Elementary education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: LIMA, Isabella Honório da Silva; SANTOS, Mercedes Betta Quintano de Carvalho Pereira. O que se publica sobre frações nos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17253
Data do documento: 23-set-2025
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O que se publica sobre fracoes nos anos iniciais do ensino fundamental.pdf756.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.