00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17232
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Viana, Maria Aparecida Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5842179916349442pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Maria Dolores Fortes-
dc.contributor.referee2Candeias, Cezar Nonato Bezerra-
dc.creatorCorreia, Edna Cedro-
dc.creatorAraújo, Jéssica Conceição Oliveira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6416514927012460pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4901682876355439pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-17T13:14:04Z-
dc.date.available2025-11-17-
dc.date.available2025-11-17T13:14:04Z-
dc.date.issued2024-10-16-
dc.identifier.citationCORREIA, Edna Cedro; ARAÚJO, Jéssica Conceição Oliveira de. Aulas inovadoras: estratégias pedagógicas para o aprendizado ativo na educação básica. 2025. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17232-
dc.description.abstractThis study is the result of research conducted within the Scientific Initiation Program - PIBIC in the period of 2021/2022, addressing Pedagogical Strategies for Active Learning in Basic Education. The main objective was to analyze the innovative practices of teachers, as well as their digital skills; mastery of technological resources and knowledge of active methodologies, aiming at the development of innovative classes. In the context of remote and hybrid teaching. The research was conducted using a qualitative methodology, with an approach centered on the reflective narratives of basic education teachers at the elementary school level, understanding and interpreting social phenomena. Data were collected through a virtual questionnaire and face-to-face interviews, whose responses were analyzed to identify the didactic strategies and active methodologies used by teachers in the classroom. The results indicate that teachers still do not possess sufficient skills in relation to technologies, thus requiring public policies to be developed to promote investment in teacher training programs. This study contributed to the development of a teaching guide aimed at guiding teachers in the use and mastery of technological resources and digital information and communication technologies (ICTs), with a view to developing classes in remote and hybrid contexts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subjectEstratégias pedagógicaspt_BR
dc.subjectSala de aula inovadorapt_BR
dc.subjectHybrid teachingpt_BR
dc.subjectPedagogical strategiespt_BR
dc.subjectInnovative classrompt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAulas inovadoras: estratégias pedagógicas para o aprendizado ativo na educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo é resultado da pesquisa realizada no Programa de Iniciação Científica - PIBIC no período de 2021/2022, abordando as Estratégias Pedagógicas para o Aprendizado Ativo na Educação Básica. O objetivo principal foi analisar as práticas inovadoras dos docentes, bem como suas competências digitais; domínio de recursos tecnológicos e conhecimento das metodologias ativas, visando ao desenvolvimento de aulas inovadoras. No contexto do ensino remoto e híbrido. A pesquisa foi conduzida por meio de metodologia qualitativa, com abordagem centrada nas narrativas reflexivas dos professores do da educação básica na etapa do ensino fundamental, compreendendo e interpretando os fenômenos sociais. Os dados foram coletados através de um questionário virtual e entrevistas presenciais, cujas respostas foram analisadas para identificação das estratégias didáticas e metodologias ativas utilizadas pelos professores em sala de aula. Os resultados indicam que os docentes ainda não possuem habilidades suficientes em relação às tecnologias, necessitando assim, de políticas públicas que sejam desenvolvidas para fomentar o investimento em programas de formação docente. Este estudo contribuiu para a construção de um guia didático, com objetivo de orientar os docentes no uso e domínio de recursos tecnológicos e das tecnologias digitais da informação e comunicação (TIDC), com vistas ao desenvolvimento de aulas no contexto remoto e híbrido.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aulas inovadoras - estrategias pedagogicas para o aprendizado ativo na educacao basica.pdf986.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.