00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17230
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Candeias, Cezar Nonato Bezerra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2138600190152396pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elza Maria da-
dc.contributor.referee2Candeias, Evelyne Wagna Lucena Lima-
dc.creatorSilva, Gabrielly Natália da Conceição-
dc.creatorAlmeida, Karine Rosendo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7473926963865986pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-15T17:36:24Z-
dc.date.available2025-11-14-
dc.date.available2025-11-15T17:36:24Z-
dc.date.issued2025-06-11-
dc.identifier.citationSILVA, Gabrielly Natália da Conceição; ALMEIDA, Karine Rosendo de. Família e escola: uma análise da produção acadêmica sobre a participação da família no ensino fundamental. 2025. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17230-
dc.description.abstractTaking as a reference the relationship between Family and School, this paper aims to identify how this theme has been addressed in the academic field through the analysis of scientific articles published between 2020 and 2024. The analyzed studies reveal a consensus regarding the importance of the partnership between these two institutions for achieving positive results in students’ performance, as well as for overcoming emotional and social barriers that interfere with the learning process. This is an exploratory research based on a bibliographic analysis of scientific articles available in the SciELO database. For this analysis, studies by authors such as Chiquetto (2020), Paulino (2020), Oliveira, Peres and Azevedo (2021), Schinke et al. (2021), Mochon et al. (2022), Ferreira (2023), and Silva, Narciso and Moraes (2024) were selected, all of whom emphasize the relevance of the joint action between family and school. The results indicate that continuous and effective family involvement promotes students’ academic, emotional, and social development, being essential for building a more inclusive and high-quality education. It is concluded that this partnership needs to be strengthened through strategies that promote dialogue, inclusion, and shared responsibility among those involved.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRelação família-escolapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectParticipação familiarpt_BR
dc.subjectSucesso escolarpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectFamily-school relationshippt_BR
dc.subjectElementary educationpt_BR
dc.subjectFamily participationpt_BR
dc.subjectAcademic successpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleFamília e escola: uma análise da produção acadêmica sobre a participação familiar no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoTomando como referência a relação entre Família e Escola, o presente texto busca identificar como essa temática é abordada no campo acadêmico por meio da análise de artigos científicos publicados entre 2020 e 2024. Observa-se, nas produções analisadas, um consenso quanto à importância da parceria entre essas duas instituições para o alcance de resultados positivos no desempenho dos estudantes, contribuindo também para a superação de barreiras emocionais e sociais que interferem no processo de aprendizagem. A pesquisa é de caráter exploratório, com base em uma análise bibliográfica de artigos científicos disponíveis na base SciELO. Para tal análise, foram selecionados estudos de autores como Chiquetto (2020), Paulino (2020), Oliveira, Peres e Azevedo (2021), Schinke et al. (2021), Mochon et al. (2022), Ferreira (2023) e Silva, Narciso e Moraes (2024), que destacam a relevância da atuação conjunta entre família e escola. Os resultados indicam que o envolvimento familiar contínuo e efetivo favorece o desenvolvimento acadêmico, emocional e social dos alunos, sendo imprescindível para a construção de uma educação mais inclusiva e de qualidade. Concluímos que essa parceria precisa ser fortalecida por meio de estratégias que promovam diálogo, acolhimento e corresponsabilidade entre os envolvidos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Familia e escola - uma analise da producao academica sobre a participacao familiar no ensino fundamental.pdf428.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.