Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17230Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Candeias, Cezar Nonato Bezerra | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2138600190152396 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Silva, Elza Maria da | - |
| dc.contributor.referee2 | Candeias, Evelyne Wagna Lucena Lima | - |
| dc.creator | Silva, Gabrielly Natália da Conceição | - |
| dc.creator | Almeida, Karine Rosendo de | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7473926963865986 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-15T17:36:24Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-14 | - |
| dc.date.available | 2025-11-15T17:36:24Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-11 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Gabrielly Natália da Conceição; ALMEIDA, Karine Rosendo de. Família e escola: uma análise da produção acadêmica sobre a participação da família no ensino fundamental. 2025. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17230 | - |
| dc.description.abstract | Taking as a reference the relationship between Family and School, this paper aims to identify how this theme has been addressed in the academic field through the analysis of scientific articles published between 2020 and 2024. The analyzed studies reveal a consensus regarding the importance of the partnership between these two institutions for achieving positive results in students’ performance, as well as for overcoming emotional and social barriers that interfere with the learning process. This is an exploratory research based on a bibliographic analysis of scientific articles available in the SciELO database. For this analysis, studies by authors such as Chiquetto (2020), Paulino (2020), Oliveira, Peres and Azevedo (2021), Schinke et al. (2021), Mochon et al. (2022), Ferreira (2023), and Silva, Narciso and Moraes (2024) were selected, all of whom emphasize the relevance of the joint action between family and school. The results indicate that continuous and effective family involvement promotes students’ academic, emotional, and social development, being essential for building a more inclusive and high-quality education. It is concluded that this partnership needs to be strengthened through strategies that promote dialogue, inclusion, and shared responsibility among those involved. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Relação família-escola | pt_BR |
| dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
| dc.subject | Participação familiar | pt_BR |
| dc.subject | Sucesso escolar | pt_BR |
| dc.subject | Education | pt_BR |
| dc.subject | Family-school relationship | pt_BR |
| dc.subject | Elementary education | pt_BR |
| dc.subject | Family participation | pt_BR |
| dc.subject | Academic success | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.title | Família e escola: uma análise da produção acadêmica sobre a participação familiar no ensino fundamental | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.description.resumo | Tomando como referência a relação entre Família e Escola, o presente texto busca identificar como essa temática é abordada no campo acadêmico por meio da análise de artigos científicos publicados entre 2020 e 2024. Observa-se, nas produções analisadas, um consenso quanto à importância da parceria entre essas duas instituições para o alcance de resultados positivos no desempenho dos estudantes, contribuindo também para a superação de barreiras emocionais e sociais que interferem no processo de aprendizagem. A pesquisa é de caráter exploratório, com base em uma análise bibliográfica de artigos científicos disponíveis na base SciELO. Para tal análise, foram selecionados estudos de autores como Chiquetto (2020), Paulino (2020), Oliveira, Peres e Azevedo (2021), Schinke et al. (2021), Mochon et al. (2022), Ferreira (2023) e Silva, Narciso e Moraes (2024), que destacam a relevância da atuação conjunta entre família e escola. Os resultados indicam que o envolvimento familiar contínuo e efetivo favorece o desenvolvimento acadêmico, emocional e social dos alunos, sendo imprescindível para a construção de uma educação mais inclusiva e de qualidade. Concluímos que essa parceria precisa ser fortalecida por meio de estratégias que promovam diálogo, acolhimento e corresponsabilidade entre os envolvidos. | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Familia e escola - uma analise da producao academica sobre a participacao familiar no ensino fundamental.pdf | 428.33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.