00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17227
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O brincar e a interação social, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Autor(es): Santos, Larissa Maria dos
Mendonça, Maria Juliana Santos
Primeiro Orientador: Lira, Mayara Teles Viveiros de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Elza Maria da
metadata.dc.contributor.referee2: Menezes, Cleber Tiago de
Resumo: O presente artigo analisa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um referencial que possibilita às crianças uma aprendizagem significativa por meio do brincar. A BNCC propõe campos de experiência que estimulam a criatividade, a coordenação motora e a imaginação das crianças, integrando o lúdico como instrumento essencial para o processo de ensino e aprendizagem. O brincar é compreendido como uma necessidade física e uma experiência humana fundamental, que permite às crianças interpretar a realidade e desenvolver interações sociais com seus pares, professores e a comunidade escolar. A pesquisa, de natureza qualitativa, evidencia o papel do professor como mediador do processo educativo, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico, interativo e significativo.
Abstract: This article analyzes the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) as a framework that enables children to achieve meaningful learning through play. The BNCC proposes fields of experience that stimulate children’s creativity, motor coordination, and imagination, integrating play as an essential tool for the teaching and learning process. Play is understood as both a physical need and a fundamental human experience, allowing children to interpret reality and develop social interactions with peers, teachers, and the school community. This qualitative research highlights the role of the teacher as a mediator of the educational process, fostering a dynamic, interactive, and meaningful learning environment.
Palavras-chave: Brincar
Socialização
Interação social
Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Play
Socialization
Social interaction
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SANTOS, Larissa Maria dos; MENDONÇA, Maria Juliana Santos; LIRA, Mayara Teles Viveiros de. O brincar e a interação social, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2025. 20 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17227
Data do documento: 26-fev-2025
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O brincar e a interacao social a partir da Base Nacional Comum Curricular - BNCC.pdf383.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.