00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17227
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lira, Mayara Teles Viveiros de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1795504928946306pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elza Maria da-
dc.contributor.referee2Menezes, Cleber Tiago de-
dc.creatorSantos, Larissa Maria dos-
dc.creatorMendonça, Maria Juliana Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2102932932635665pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8417930541956455pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-14T23:18:24Z-
dc.date.available2025-11-11-
dc.date.available2025-11-14T23:18:24Z-
dc.date.issued2025-02-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Larissa Maria dos; MENDONÇA, Maria Juliana Santos; LIRA, Mayara Teles Viveiros de. O brincar e a interação social, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2025. 20 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17227-
dc.description.abstractThis article analyzes the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) as a framework that enables children to achieve meaningful learning through play. The BNCC proposes fields of experience that stimulate children’s creativity, motor coordination, and imagination, integrating play as an essential tool for the teaching and learning process. Play is understood as both a physical need and a fundamental human experience, allowing children to interpret reality and develop social interactions with peers, teachers, and the school community. This qualitative research highlights the role of the teacher as a mediator of the educational process, fostering a dynamic, interactive, and meaningful learning environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular - BNCCpt_BR
dc.subjectPlaypt_BR
dc.subjectSocializationpt_BR
dc.subjectSocial interactionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO brincar e a interação social, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo analisa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um referencial que possibilita às crianças uma aprendizagem significativa por meio do brincar. A BNCC propõe campos de experiência que estimulam a criatividade, a coordenação motora e a imaginação das crianças, integrando o lúdico como instrumento essencial para o processo de ensino e aprendizagem. O brincar é compreendido como uma necessidade física e uma experiência humana fundamental, que permite às crianças interpretar a realidade e desenvolver interações sociais com seus pares, professores e a comunidade escolar. A pesquisa, de natureza qualitativa, evidencia o papel do professor como mediador do processo educativo, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico, interativo e significativo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O brincar e a interacao social a partir da Base Nacional Comum Curricular - BNCC.pdf383.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.