Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17227Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Lira, Mayara Teles Viveiros de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1795504928946306 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Silva, Elza Maria da | - |
| dc.contributor.referee2 | Menezes, Cleber Tiago de | - |
| dc.creator | Santos, Larissa Maria dos | - |
| dc.creator | Mendonça, Maria Juliana Santos | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2102932932635665 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8417930541956455 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-14T23:18:24Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-11 | - |
| dc.date.available | 2025-11-14T23:18:24Z | - |
| dc.date.issued | 2025-02-26 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Larissa Maria dos; MENDONÇA, Maria Juliana Santos; LIRA, Mayara Teles Viveiros de. O brincar e a interação social, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2025. 20 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17227 | - |
| dc.description.abstract | This article analyzes the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) as a framework that enables children to achieve meaningful learning through play. The BNCC proposes fields of experience that stimulate children’s creativity, motor coordination, and imagination, integrating play as an essential tool for the teaching and learning process. Play is understood as both a physical need and a fundamental human experience, allowing children to interpret reality and develop social interactions with peers, teachers, and the school community. This qualitative research highlights the role of the teacher as a mediator of the educational process, fostering a dynamic, interactive, and meaningful learning environment. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Brincar | pt_BR |
| dc.subject | Socialização | pt_BR |
| dc.subject | Interação social | pt_BR |
| dc.subject | Base Nacional Comum Curricular - BNCC | pt_BR |
| dc.subject | Play | pt_BR |
| dc.subject | Socialization | pt_BR |
| dc.subject | Social interaction | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.title | O brincar e a interação social, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente artigo analisa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um referencial que possibilita às crianças uma aprendizagem significativa por meio do brincar. A BNCC propõe campos de experiência que estimulam a criatividade, a coordenação motora e a imaginação das crianças, integrando o lúdico como instrumento essencial para o processo de ensino e aprendizagem. O brincar é compreendido como uma necessidade física e uma experiência humana fundamental, que permite às crianças interpretar a realidade e desenvolver interações sociais com seus pares, professores e a comunidade escolar. A pesquisa, de natureza qualitativa, evidencia o papel do professor como mediador do processo educativo, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico, interativo e significativo. | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| O brincar e a interacao social a partir da Base Nacional Comum Curricular - BNCC.pdf | 383.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.