Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17225| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | A cultura da avaliação e o papel do IDEB na organização da escola pública |
| Autor(es): | Carvalho, Dayane Queiroz dos Santos Souza, Larissa de Andrade |
| Primeiro Orientador: | Silva, Givanildo da |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Inalda Maria dos |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Sandra Regina Paz da |
| Resumo: | As avaliações em larga escala vêm sendo utilizadas como uma forma de mensurar a qualidade da educação a algum tempo. Na perspectiva de compreender a cultura da avaliação e o papel do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na organização da escola pública. Analisando se a gestão escolar e as diretrizes das políticas educacionais possuem algum impacto sobre o Ideb, este trabalho se propôs a analisar e discutir como essas ferramentas podem influenciar nas notas alcançadas pelas escolas. A metodologia abordada seguiu uma pesquisa qualitativa, com estudo de caso, cujo critério para a escolha do campo de pesquisa estar relacionado diretamente com a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) na última aplicação de 2023, com isso, foram realizadas entrevistas em uma escola municipal da rede pública de Maceió, com três participantes. Os principais resultados apontaram que a cultura da avaliação é o meio principal para a escola ter um bom destaque, e o foco da sua organização escolar, atualmente, é centrada nos princípios e pressupostos para se alcançar melhores notas nas avaliações. |
| Abstract: | Large-scale assessments have long been used as a means to measure the quality of education. With the aim of understanding the culture of evaluation and the role of the Basic Education Development Index (Ideb) in the organization of public schools, this study sought to examine whether school management practices and educational policy guidelines have any impact on Ideb results. The research adopted a qualitative methodology, using a case study whose field was selected based on its direct involvement with the Basic Education Assessment System (SAEB) during its most recent 2023 application. Interviews were conducted in a municipal public school in Maceió with three participants. The main findings indicate that the culture of evaluation is the primary mechanism through which schools seek to achieve visibility, and that their current organizational focus is largely centered on principles and assumptions aimed at obtaining higher scores in assessments. |
| Palavras-chave: | Gestão escolar Cultura da avaliação Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) School management Assessment culture Basic Education Development Index |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
| Citação: | CARVALHO, Dayane Queiroz dos Santos; SOUZA, Larissa de Andrade. A cultura da avaliação e o papel do IDEB na organização da escola pública. 2025. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17225 |
| Data do documento: | 18-nov-2024 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| A cultura da avaliacao e o papel do IDEB na organizacao da escola publica.pdf | 810.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.