00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17225
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Givanildo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3702199251733170pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Inalda Maria dos-
dc.contributor.referee2Silva, Sandra Regina Paz da-
dc.creatorCarvalho, Dayane Queiroz dos Santos-
dc.creatorSouza, Larissa de Andrade-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5219995499084970pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5022124394833994pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-14T15:15:09Z-
dc.date.available2025-11-14-
dc.date.available2025-11-14T15:15:09Z-
dc.date.issued2024-11-18-
dc.identifier.citationCARVALHO, Dayane Queiroz dos Santos; SOUZA, Larissa de Andrade. A cultura da avaliação e o papel do IDEB na organização da escola pública. 2025. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17225-
dc.description.abstractLarge-scale assessments have long been used as a means to measure the quality of education. With the aim of understanding the culture of evaluation and the role of the Basic Education Development Index (Ideb) in the organization of public schools, this study sought to examine whether school management practices and educational policy guidelines have any impact on Ideb results. The research adopted a qualitative methodology, using a case study whose field was selected based on its direct involvement with the Basic Education Assessment System (SAEB) during its most recent 2023 application. Interviews were conducted in a municipal public school in Maceió with three participants. The main findings indicate that the culture of evaluation is the primary mechanism through which schools seek to achieve visibility, and that their current organizational focus is largely centered on principles and assumptions aimed at obtaining higher scores in assessments.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectCultura da avaliaçãopt_BR
dc.subjectÍndice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)pt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectAssessment culturept_BR
dc.subjectBasic Education Development Indexpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA cultura da avaliação e o papel do IDEB na organização da escola públicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoAs avaliações em larga escala vêm sendo utilizadas como uma forma de mensurar a qualidade da educação a algum tempo. Na perspectiva de compreender a cultura da avaliação e o papel do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na organização da escola pública. Analisando se a gestão escolar e as diretrizes das políticas educacionais possuem algum impacto sobre o Ideb, este trabalho se propôs a analisar e discutir como essas ferramentas podem influenciar nas notas alcançadas pelas escolas. A metodologia abordada seguiu uma pesquisa qualitativa, com estudo de caso, cujo critério para a escolha do campo de pesquisa estar relacionado diretamente com a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) na última aplicação de 2023, com isso, foram realizadas entrevistas em uma escola municipal da rede pública de Maceió, com três participantes. Os principais resultados apontaram que a cultura da avaliação é o meio principal para a escola ter um bom destaque, e o foco da sua organização escolar, atualmente, é centrada nos princípios e pressupostos para se alcançar melhores notas nas avaliações.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A cultura da avaliacao e o papel do IDEB na organizacao da escola publica.pdf810.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.