00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17224
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Alves, Maria Dolores Fortes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4130544132802418pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pereira Filho, Adalberto Duarte-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1633841046875981pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Noélia Rodrigues dos-
dc.contributor.referee2Santos, Janayna Paula Lima de Souza-
dc.creatorPessoa, Mikellen Michela de Sousa-
dc.creatorBerto, Mirian Rachel de Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6708528085636770pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6627573964822559pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-14T13:57:45Z-
dc.date.available2025-11-14-
dc.date.available2025-11-14T13:57:45Z-
dc.date.issued2024-11-29-
dc.identifier.citationPESSOA, Mikellen Michela de Sousa; BERTO, Mirian Rachel de Araújo; PEREIRA FILHO, Adalberto Duarte. A formação de docentes e as práticas criativas e inclusivas no ambiente educacional híbrido. 2025. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17224-
dc.description.abstractThe article investigates the importance of continuous teacher education in fostering Inclusive and high-quality Education. The research problem addressed is to understand how teacher training has been conducted within the context of Inclusive Education, especially in light of the challenges faced during and after the coronavirus pandemic. The methodology adopted is qualitative in nature, using the existential and integral participant research approach proposed by Barbier (2002). For data collection, a questionnaire with 100 questions was applied, based on the criteria of Alves (2016) and VADECRIE (De La Torre, 2012), aiming to assess the development of creative practices within educational institutions. Furthermore, the theoretical framework of the study is grounded in authors such as Saviani (2005), Imbernón (2002), Marcelo Garcia (1999), and Alves et al. (2021), who discuss the importance of continuous teacher education for promoting Inclusive and quality Education. The results reveal both positive aspects and challenges faced in the context of teacher training and inclusive practices in public schools. Therefore, the article highlights that continuous teacher education is essential for building a truly inclusive education that values diversity and provides equitable opportunities for growth and achievement to all students, thus contributing to social transformation and the strengthening of a fairer and more inclusive society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de docentespt_BR
dc.subjectPráticas inclusivaspt_BR
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectInclusive practicespt_BR
dc.subjectBlended learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA formação de docentes e as práticas criativas e inclusivas no ambiente educacional híbridopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO artigo investiga a importância da formação continuada de docentes para a fomentação de uma Educação Inclusiva e de qualidade. O problema da pesquisa abordado é compreender como a formação docente está sendo conduzida no contexto da Educação Inclusiva, especialmente diante dos desafios enfrentados durante e após a pandemia do corona vírus. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com a utilização da pesquisa-participante existencial e integral proposta por Barbier (2002). Para coleta de dados, foi aplicado um questionário com 100 perguntas, baseado nos critérios de Alves (2016) e VADECRIE (De La Torre, 2012), com o intuito de avaliar o desenvolvimento de práticas criativas das instituições educacionais. Além disso, a base teórica do estudo fundamenta-se em autores como Saviani (2005), Imbernón (2002), Marcelo Garcia (1999) e Alves et al. (2021), que discutem a importância da formação continuada dos docentes para a promoção de uma Educação Inclusiva e de qualidade. Dessa forma, os resultados obtidos revelam aspectos positivos e desafios enfrentados no contexto da formação docente e das práticas inclusivas nas escolas públicas. Portanto, o artigo evidencia que a formação continuada de docentes é fundamental para a construção de uma educação verdadeiramente inclusiva, que valorize a diversidade e ofereça oportunidades equitativas de crescimento e realização a todos os estudantes, contribuindo assim para a transformação social e o fortalecimento de uma sociedade mais justa e inclusiva.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A formacao de docentes e as praticas criativas e inclusivas no ambiente educacional hibrido.pdf207.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.