Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17219| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | A importância da educação socioemocional no contexto escolar |
| Título(s) alternativo(s): | The importance of socioemotional education in the school context |
| Autor(es): | Cavalcante, Lidja Isabela Galdino Melo |
| Primeiro Orientador: | Maynart, Renata da Costa |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Ana Maria dos |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Pereira Filho, Adalberto Duarte |
| Resumo: | O estudo reflete acerca da importância da educação socioemocional no contexto escolar, destacando seu papel no desenvolvimento integral dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica fundamentada em referenciais teóricos sobre afetividade e aprendizagem. Os resultados indicam que a afetividade influencia diretamente o desempenho acadêmico, a socialização e a saúde mental dos alunos. A implementação da educação socioemocional promove benefícios como a redução de conflitos, a melhoria do clima escolar e o fortalecimento das competências emocionais e das relações sociais. No entanto, desafios como a falta de formação docente e a resistência institucional dificultam sua efetivação. Conclui-se que a educação socioemocional deve ser integrada ao currículo escolar e receber suporte de políticas públicas para garantir sua aplicabilidade. |
| Abstract: | This study reflects on the importance of socio-emotional education in the school context, highlighting its role in the integral development of students. It is a bibliographic research grounded in theoretical frameworks concerning affectivity and learning. The results indicate that affectivity directly influences academic performance, socialization, and students’ mental health. The implementation of socio-emotional education promotes benefits such as conflict reduction, improvement of the school climate, and the strengthening of emotional competencies and social relationships. However, challenges such as lack of teacher training and institutional resistance hinder its effectiveness. It is concluded that socio-emotional education should be integrated into the school curriculum and supported by public policies to ensure its applicability. |
| Palavras-chave: | Educação socioemocional Afetividade Aprendizagem Socio-emotional education Affectivity Learning |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
| Citação: | CAVALCANTE, Lidja Isabela Galdino Melo; MAYNART, Renata da Costa. A importância da educação socioemocional no contexto escolar. 2025. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17219 |
| Data do documento: | 6-jun-2025 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| A importancia da educacao socioemocional no contexto escolar.pdf | 290.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.