00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17219
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância da educação socioemocional no contexto escolar
Título(s) alternativo(s): The importance of socioemotional education in the school context
Autor(es): Cavalcante, Lidja Isabela Galdino Melo
Primeiro Orientador: Maynart, Renata da Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Ana Maria dos
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira Filho, Adalberto Duarte
Resumo: O estudo reflete acerca da importância da educação socioemocional no contexto escolar, destacando seu papel no desenvolvimento integral dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica fundamentada em referenciais teóricos sobre afetividade e aprendizagem. Os resultados indicam que a afetividade influencia diretamente o desempenho acadêmico, a socialização e a saúde mental dos alunos. A implementação da educação socioemocional promove benefícios como a redução de conflitos, a melhoria do clima escolar e o fortalecimento das competências emocionais e das relações sociais. No entanto, desafios como a falta de formação docente e a resistência institucional dificultam sua efetivação. Conclui-se que a educação socioemocional deve ser integrada ao currículo escolar e receber suporte de políticas públicas para garantir sua aplicabilidade.
Abstract: This study reflects on the importance of socio-emotional education in the school context, highlighting its role in the integral development of students. It is a bibliographic research grounded in theoretical frameworks concerning affectivity and learning. The results indicate that affectivity directly influences academic performance, socialization, and students’ mental health. The implementation of socio-emotional education promotes benefits such as conflict reduction, improvement of the school climate, and the strengthening of emotional competencies and social relationships. However, challenges such as lack of teacher training and institutional resistance hinder its effectiveness. It is concluded that socio-emotional education should be integrated into the school curriculum and supported by public policies to ensure its applicability.
Palavras-chave: Educação socioemocional
Afetividade
Aprendizagem
Socio-emotional education
Affectivity
Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: CAVALCANTE, Lidja Isabela Galdino Melo; MAYNART, Renata da Costa. A importância da educação socioemocional no contexto escolar. 2025. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17219
Data do documento: 6-jun-2025
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importancia da educacao socioemocional no contexto escolar.pdf290.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.