00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17219
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maynart, Renata da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://http//lattes.cnpq.br/2491547246152213pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Ana Maria dos-
dc.contributor.referee2Pereira Filho, Adalberto Duarte-
dc.creatorCavalcante, Lidja Isabela Galdino Melo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3953630679254417pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-11T22:21:54Z-
dc.date.available2025-10-30-
dc.date.available2025-11-11T22:21:54Z-
dc.date.issued2025-06-06-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Lidja Isabela Galdino Melo; MAYNART, Renata da Costa. A importância da educação socioemocional no contexto escolar. 2025. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17219-
dc.description.abstractThis study reflects on the importance of socio-emotional education in the school context, highlighting its role in the integral development of students. It is a bibliographic research grounded in theoretical frameworks concerning affectivity and learning. The results indicate that affectivity directly influences academic performance, socialization, and students’ mental health. The implementation of socio-emotional education promotes benefits such as conflict reduction, improvement of the school climate, and the strengthening of emotional competencies and social relationships. However, challenges such as lack of teacher training and institutional resistance hinder its effectiveness. It is concluded that socio-emotional education should be integrated into the school curriculum and supported by public policies to ensure its applicability.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação socioemocionalpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSocio-emotional educationpt_BR
dc.subjectAffectivitypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA importância da educação socioemocional no contexto escolarpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of socioemotional education in the school contextpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO estudo reflete acerca da importância da educação socioemocional no contexto escolar, destacando seu papel no desenvolvimento integral dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica fundamentada em referenciais teóricos sobre afetividade e aprendizagem. Os resultados indicam que a afetividade influencia diretamente o desempenho acadêmico, a socialização e a saúde mental dos alunos. A implementação da educação socioemocional promove benefícios como a redução de conflitos, a melhoria do clima escolar e o fortalecimento das competências emocionais e das relações sociais. No entanto, desafios como a falta de formação docente e a resistência institucional dificultam sua efetivação. Conclui-se que a educação socioemocional deve ser integrada ao currículo escolar e receber suporte de políticas públicas para garantir sua aplicabilidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importancia da educacao socioemocional no contexto escolar.pdf290.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.