00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17217
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Francisco, Deise Jualiana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3256764275787933pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Givanildo da-
dc.contributor.referee2Carneiro, Jessica do Nascimento-
dc.creatorSantos, Elianae Rodrigues dos-
dc.creatorFerreira, Lívia Maria Meneses-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3833727294273552pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3403031665988215pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-11T15:38:38Z-
dc.date.available2025-11-11-
dc.date.available2025-11-11T15:38:38Z-
dc.date.issued2025-08-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Elianae Rodrigues dos; FERREIRA, Lívia Maria Meneses; FRANCISCO, Deise Juliana. Educação socioemocional: marcas do neoliberalismo nos processos de subjetivação. 2025. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17217-
dc.description.abstractThis article discusses the presence of socio-emotional education in Brazilian educational policies and its implications for the development of individuals in the school context. The qualitative research adopts the narrative literature review method, based on academic publications available in national scientific databases. The general objective of the research is to analyze, through a narrative literature review, how socio- emotional education is presented in the National Common Curricular Base and how it contributes to the production of subjectivities aligned with neoliberal rationality and its ideologies. The work considers the social, cultural, and economic intersections that influence the organization of educational proposals and the integration of certain behavioral skills in the school environment. The research proposes a critical reflection on the discourses that support socio- emotional education, problematizing its place in public policies and the effects it can have on the development of individuals. The results identify approaches that often hold individuals responsible for academic success or failure, while also revealing counter-hegemonic practices that seek to promote a more critical and comprehensive education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação socioemocionalpt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular - BNCCpt_BR
dc.subjectNeoliberalismo e educaçãopt_BR
dc.subjectSubjetivação no contexto escolarpt_BR
dc.subjectSocioemotional educationpt_BR
dc.subjectNeoliberalism and educationpt_BR
dc.subjectSubjetivation in the school contextpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação socioemocional: marcas do neoliberalismo nos processos de subjetivaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo discute a presença da educação socioemocional nas políticas educacionais brasileiras e suas implicações na formação dos sujeitos no contexto escolar. A investigação, de natureza qualitativa, adota o método de revisão narrativa da literatura, com base em publicações acadêmicas disponíveis em bases científicas nacionais. O objetivo geral da pesquisa é analisar, por meio de uma revisão narrativa da literatura, como a educação socioemocional se apresenta na Base Nacional Comum Curricular e de que forma contribui para a produção de subjetividades alinhadas à racionalidade neoliberal e às suas ideologias.O trabalho considera os atravessamentos sociais, culturais e econômicos que influenciam a organização das propostas educacionais e a integração de determinadas habilidades comportamentais no ambiente escolar. A pesquisa propõe uma reflexão crítica sobre os discursos que sustentam a educação socioemocional, problematizando seu lugar nas políticas públicas e os efeitos que podem produzir na formação de sujeitos. Tendo como resultados a identificação de abordagens que, muitas vezes, responsabilizam o indivíduo pelo sucesso ou fracasso escolar, ao mesmo tempo em que revelam práticas contra-hegemônicas que buscam promover uma formação mais crítica e integral.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educacao socioemocional - marcas do neoliberalismo nos processos de subjetivacao.pdf484.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.