Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17217Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Francisco, Deise Jualiana | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3256764275787933 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Silva, Givanildo da | - |
| dc.contributor.referee2 | Carneiro, Jessica do Nascimento | - |
| dc.creator | Santos, Elianae Rodrigues dos | - |
| dc.creator | Ferreira, Lívia Maria Meneses | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3833727294273552 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3403031665988215 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-11T15:38:38Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-11 | - |
| dc.date.available | 2025-11-11T15:38:38Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08-29 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Elianae Rodrigues dos; FERREIRA, Lívia Maria Meneses; FRANCISCO, Deise Juliana. Educação socioemocional: marcas do neoliberalismo nos processos de subjetivação. 2025. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17217 | - |
| dc.description.abstract | This article discusses the presence of socio-emotional education in Brazilian educational policies and its implications for the development of individuals in the school context. The qualitative research adopts the narrative literature review method, based on academic publications available in national scientific databases. The general objective of the research is to analyze, through a narrative literature review, how socio- emotional education is presented in the National Common Curricular Base and how it contributes to the production of subjectivities aligned with neoliberal rationality and its ideologies. The work considers the social, cultural, and economic intersections that influence the organization of educational proposals and the integration of certain behavioral skills in the school environment. The research proposes a critical reflection on the discourses that support socio- emotional education, problematizing its place in public policies and the effects it can have on the development of individuals. The results identify approaches that often hold individuals responsible for academic success or failure, while also revealing counter-hegemonic practices that seek to promote a more critical and comprehensive education. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação socioemocional | pt_BR |
| dc.subject | Base Nacional Comum Curricular - BNCC | pt_BR |
| dc.subject | Neoliberalismo e educação | pt_BR |
| dc.subject | Subjetivação no contexto escolar | pt_BR |
| dc.subject | Socioemotional education | pt_BR |
| dc.subject | Neoliberalism and education | pt_BR |
| dc.subject | Subjetivation in the school context | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.title | Educação socioemocional: marcas do neoliberalismo nos processos de subjetivação | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este artigo discute a presença da educação socioemocional nas políticas educacionais brasileiras e suas implicações na formação dos sujeitos no contexto escolar. A investigação, de natureza qualitativa, adota o método de revisão narrativa da literatura, com base em publicações acadêmicas disponíveis em bases científicas nacionais. O objetivo geral da pesquisa é analisar, por meio de uma revisão narrativa da literatura, como a educação socioemocional se apresenta na Base Nacional Comum Curricular e de que forma contribui para a produção de subjetividades alinhadas à racionalidade neoliberal e às suas ideologias.O trabalho considera os atravessamentos sociais, culturais e econômicos que influenciam a organização das propostas educacionais e a integração de determinadas habilidades comportamentais no ambiente escolar. A pesquisa propõe uma reflexão crítica sobre os discursos que sustentam a educação socioemocional, problematizando seu lugar nas políticas públicas e os efeitos que podem produzir na formação de sujeitos. Tendo como resultados a identificação de abordagens que, muitas vezes, responsabilizam o indivíduo pelo sucesso ou fracasso escolar, ao mesmo tempo em que revelam práticas contra-hegemônicas que buscam promover uma formação mais crítica e integral. | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Educacao socioemocional - marcas do neoliberalismo nos processos de subjetivacao.pdf | 484.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.