00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17153
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Silvan Menezes dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2939008930884704pt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Eriberto José Lessa de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0327956071003874pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Arthur Douglas da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9852891158565309pt_BR
dc.creatorCarvalho, Álvaro Henrique Tenório de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9254552390456117pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-04T14:50:30Z-
dc.date.available2025-10-29-
dc.date.available2025-11-04T14:50:30Z-
dc.date.issued2024-11-13-
dc.identifier.citationCARVALHO, Álvaro Henrique Tenório de. Mídia e Esporte: percepção de professores de Educação Física em formação inicial sobre novas formas de midiatização. 2025. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17153-
dc.description.abstractSport, over time, has become a well-established and highly relevant social phenomenon. It has been influencing and being influenced by sectors of society, including the media. This implies the sporting cultural formation of global populations. Therefore, it is also a way of educating young people in sports. Through streaming, especially Cazé TV, new ways of this occurring emerge. Therefore, this work aims to understand perceptions of Physical Education teachers in initial training about the contemporary forms of the mediatization of sport. The methodological path took place through participant observation research, descriptive and exploratory, with a qualitative approach, using the focus group technique. We realized that teachers in training, when stimulated by the course’s curricular structures, bring critical thoughts about media and education and that the use of streaming becomes a new tool for teaching sports in School Physical Education. Therefore, even though the new way of perceiving sport is focused on secularization, the understanding of teachers in training is paramount for understanding the tools provided by the media within Physical Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Física - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMídia e esportespt_BR
dc.subjectProfessores de educação física - Percepçãopt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectEducação física – Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectMidia socialpt_BR
dc.subjectCazé TVpt_BR
dc.subjectMedia and sportspt_BR
dc.subjectPhysical education teachers - Perceptionpt_BR
dc.subjectTeaching - Auxiliary resourcespt_BR
dc.subjectPhysical Education – Study and Teachingpt_BR
dc.subjectSocial mediapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleMídia e Esporte: percepção de professores de Educação Física em formação inicial sobre novas formas de midiatizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO esporte, ao longo do tempo, se tornou um fenômeno social bem consolidado e com grande relevância. Ele vem influenciando e sendo influenciado por setores da sociedade, inclusive pela mídia. Isto implica na formação cultural esportiva das populações globais. Por conseguinte, é também uma forma de educar os jovens esportivamente. Por meio dos streamings, em especial a Cazé TV, emergem novos modos disso ocorrer. Desta forma, o objetivo deste trabalho é compreender a percepção de professores de Educação Física em formação inicial sobre as formas contemporâneas de midiatização do esporte. O percurso metodológico aconteceu por meio de uma pesquisa de observação participante, descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, contando com a técnica de grupo focal. Percebemos que os professores em formação, quando estimulados pela estrutura curricular do curso, trazem pensamentos críticos obre mídia e educação, e que o uso dos streamings se torna uma nova ferramenta para o ensino dos esportes na Educação Física escolar. Portanto, mesmo a nova forma de percepção do esporte estar voltada para a espetacularização, a compreensão dos professores em formação é de suma importância para o entendimento acerca das ferramentas proporcionadas pela mídia dentro da Educação Física.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.