00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17130
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: TDAH no contexto escolar: saberes e desafios docentes
Autor(es): Costa, Erika Mirelly Barros
Primeiro Orientador: Francisco, Deise Juliana
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Janayna Paula Lima de Sousa
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Rafael André de
Resumo: O número de crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem aumentado progressivamente nos últimos anos, o que levanta uma questão crucial: como os professores estão lidando com a aprendizagem de crianças com diagnóstico de TDAH? Estarão os docentes preparados e informados sobre o transtorno para acolher esses alunos? Diante disso, por meio de uma pesquisa de revisão bibliográfica, o estudo busca compreender a formação dos professores para trabalhar pedagogicamente com as crianças diagnosticadas com TDAH, como exposto na literatura brasileira. Os objetivos específicos são: Compreender a atuação dos educadores no processo de aprendizagem de alunos com TDAH tanto positivamente quanto negativamente; Verificar a relação entre formação continuada e promoção de um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e adequado para crianças diagnosticadas com TDAH. O estudo ressalta a importância da capacitação docente, o papel fundamental do professor na trajetória do aluno e a relevância das práticas pedagógicas, estratégias e metodologias empregadas.
Abstract: The number of children diagnosed with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) has progressively increased in recent years, which raises a crucial question: how are teachers dealing with the learning of children diagnosed with ADHD? Are educators prepared and informed about the disorder to welcome these students? Therefore, through a bibliographic review, this study seeks to understand the training of teachers to work pedagogically with children diagnosed with ADHD, as exposed in Brazilian literature. The specific objectives are: To understand the role of educators in the learning process of students with ADHD, both positively and negatively; To verify the relationship between continuing education and the promotion of a more inclusive and appropriate learning environment for children diagnosed with ADHD. The study highlights the importance of teacher training, the fundamental role of the teacher in the student's trajectory, and the relevance of the pedagogical practices, strategies, and methodologies employed.
Palavras-chave: Formação de professores
Estratégias pedagógicas
Desafios acadêmicos
Discentes
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD)
Teacher training
Pedagogical strategies
Academic challenges
Students
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: COSTA, Erika Mirelly Barros; FRANCISCO, Deise Juliana. TDAH no contexto escolar: saberes e desafios docentes. 2025. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17130
Data do documento: 29-ago-2025
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TDAH no contexto escolar - saberes e desafios docente.pdf502.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.