00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17069
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gestão escolar democrática e seus desafios
Autor(es): Santos, Janycleide de Barros
Omena, Sirlene Maria Soares
Primeiro Orientador: Candeias, Evelyne Wagna Lucena Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Elza Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Candeias, Cezar Nonato Bezerra
Resumo: O artigo propõe explorar os aspectos e fatores relacionados à Gestão Escolar Democrática e seus desafios. É uma revisão bibliográfica e webgráfica de artigos nacionais, encontrados nas bases de dados em sites oficiais do Governo Federal e Google Acadêmico referente aos períodos de 2006 a 2018. A pesquisa apontou possíveis modelos de gestão, a legalidade para implementá-las, as implicações e a manutenção de sua existência. Concluímos que existem diferentes modelos de gestão e que para se ter uma gestão democrática, é necessária uma escolha de gestão de maneira eletiva, preservando a autonomia, a descentralização e a participação coletiva de toda comunidade escolar.
Abstract: The article aims to explore aspects and factors related to Democratic School Management and its challenges. It is a bibliographical review of national articles, found in databases on official websites of the Federal Government and Google Scholar for the periods from 2006 to 2018. The research pointed out possible management models, the legality to implement them, the implications and maintenance of its existence. We conclude that there are different management models and that in order to have democratic management, an elective management choice is necessary, preserving autonomy, decentralization and collective participation of the entire school community.
Palavras-chave: Gestão escolar
Gestão democrática
Autonomia
Participação
Descentralização
School management
Democratic management
Autonomy
Participation
Descentralization
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SANTOS, Janycleide de Barros; OMENA, Sirlene Maria Soares. Gestão escolar democrática e seus desafios. 2025. 15 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17069
Data do documento: 24-ago-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestao escolar democrativa e seus desafio.PDF319.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.