00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17069
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Candeias, Evelyne Wagna Lucena Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1131068214883426pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elza Maria-
dc.contributor.referee2Candeias, Cezar Nonato Bezerra-
dc.creatorSantos, Janycleide de Barros-
dc.creatorOmena, Sirlene Maria Soares-
dc.date.accessioned2025-10-13T22:20:50Z-
dc.date.available2025-10-13-
dc.date.available2025-10-13T22:20:50Z-
dc.date.issued2024-08-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Janycleide de Barros; OMENA, Sirlene Maria Soares. Gestão escolar democrática e seus desafios. 2025. 15 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17069-
dc.description.abstractThe article aims to explore aspects and factors related to Democratic School Management and its challenges. It is a bibliographical review of national articles, found in databases on official websites of the Federal Government and Google Scholar for the periods from 2006 to 2018. The research pointed out possible management models, the legality to implement them, the implications and maintenance of its existence. We conclude that there are different management models and that in order to have democratic management, an elective management choice is necessary, preserving autonomy, decentralization and collective participation of the entire school community.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectDescentralizaçãopt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectDemocratic managementpt_BR
dc.subjectAutonomypt_BR
dc.subjectParticipationpt_BR
dc.subjectDescentralizationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGestão escolar democrática e seus desafiospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO artigo propõe explorar os aspectos e fatores relacionados à Gestão Escolar Democrática e seus desafios. É uma revisão bibliográfica e webgráfica de artigos nacionais, encontrados nas bases de dados em sites oficiais do Governo Federal e Google Acadêmico referente aos períodos de 2006 a 2018. A pesquisa apontou possíveis modelos de gestão, a legalidade para implementá-las, as implicações e a manutenção de sua existência. Concluímos que existem diferentes modelos de gestão e que para se ter uma gestão democrática, é necessária uma escolha de gestão de maneira eletiva, preservando a autonomia, a descentralização e a participação coletiva de toda comunidade escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestao escolar democrativa e seus desafio.PDF319.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.