Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17069
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Candeias, Evelyne Wagna Lucena Lima | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1131068214883426 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Elza Maria | - |
dc.contributor.referee2 | Candeias, Cezar Nonato Bezerra | - |
dc.creator | Santos, Janycleide de Barros | - |
dc.creator | Omena, Sirlene Maria Soares | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-13T22:20:50Z | - |
dc.date.available | 2025-10-13 | - |
dc.date.available | 2025-10-13T22:20:50Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-24 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Janycleide de Barros; OMENA, Sirlene Maria Soares. Gestão escolar democrática e seus desafios. 2025. 15 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17069 | - |
dc.description.abstract | The article aims to explore aspects and factors related to Democratic School Management and its challenges. It is a bibliographical review of national articles, found in databases on official websites of the Federal Government and Google Scholar for the periods from 2006 to 2018. The research pointed out possible management models, the legality to implement them, the implications and maintenance of its existence. We conclude that there are different management models and that in order to have democratic management, an elective management choice is necessary, preserving autonomy, decentralization and collective participation of the entire school community. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Descentralização | pt_BR |
dc.subject | School management | pt_BR |
dc.subject | Democratic management | pt_BR |
dc.subject | Autonomy | pt_BR |
dc.subject | Participation | pt_BR |
dc.subject | Descentralization | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Gestão escolar democrática e seus desafios | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O artigo propõe explorar os aspectos e fatores relacionados à Gestão Escolar Democrática e seus desafios. É uma revisão bibliográfica e webgráfica de artigos nacionais, encontrados nas bases de dados em sites oficiais do Governo Federal e Google Acadêmico referente aos períodos de 2006 a 2018. A pesquisa apontou possíveis modelos de gestão, a legalidade para implementá-las, as implicações e a manutenção de sua existência. Concluímos que existem diferentes modelos de gestão e que para se ter uma gestão democrática, é necessária uma escolha de gestão de maneira eletiva, preservando a autonomia, a descentralização e a participação coletiva de toda comunidade escolar. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gestao escolar democrativa e seus desafio.PDF | 319.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.