Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17020| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | O registro na resolução de problemas matemáticos na educação infantil: um mapeamento de artigos científicos (2014-2024) | 
| Autor(es): | Paulo, Mickaella dos Santos Albuquerque | 
| Primeiro Orientador: | Santos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos | 
| metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Carloney Alves de | 
| metadata.dc.contributor.referee2: | Freitas, Raphael de Oliveira | 
| Resumo: | Este artigo tem como objetivo mapear quais as contribuições do registro nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática por meio da Resolução de Problemas na Educação Infantil. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa e, em relação à técnica, o trabalho se desenvolveu por meio do mapeamento de artigos científicos publicados entres os anos de 2014 e 2024. Os resultados da pesquisa revelaram a escassez de artigos que tratam sobre Resolução de Problemas matemáticos na Educação Infantil e a utilização do registro como estratégia para a aprendizagem. As reflexões contribuem para um novo olhar docente em relação ao ensino de conteúdos matemáticos na Educação Infantil, principalmente a Resolução de Problemas valorizando a oralidade e o registro das crianças. | 
| Abstract: | This article aims to map the contributions of registry in mathematics teaching and learning processes through problem solving in Early Childhood Education. Methodologically, this is a qualitative study and, in terms of technique, the work was developed by mapping scientific articles published between 2014 and 2024. The results of the research revealed a scarcity of articles dealing with mathematical problem solving in early childhood education and the use of recording as a learning strategy. The reflections contribute to a new teaching perspective on the teaching of mathematical content in early childhood education, especially problem solving, valuing oral expression and children's recording. | 
| Palavras-chave: | Resolução de problemas matemáticos Registro Educação infantil Resolution of mathematical problems Registry Early childhood education | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas | 
| Sigla da Instituição: | UFAL | 
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura | 
| Citação: | PAULO, Mickaella dos Santos Albuquerque; SANTOS, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos. O registro na resolução de problemas matemáticos na educação infantil: um mapeamento de artigos científicos (2014-2024). 2025. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17020 | 
| Data do documento: | 23-set-2025 | 
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| O registro na resolucao de problemas matematicos na educacao infantil - um mapeamento de artigos cientificos 2014-2024.pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

