00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17020
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O registro na resolução de problemas matemáticos na educação infantil: um mapeamento de artigos científicos (2014-2024)
Autor(es): Paulo, Mickaella dos Santos Albuquerque
Primeiro Orientador: Santos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Carloney Alves de
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Raphael de Oliveira
Resumo: Este artigo tem como objetivo mapear quais as contribuições do registro nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática por meio da Resolução de Problemas na Educação Infantil. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa e, em relação à técnica, o trabalho se desenvolveu por meio do mapeamento de artigos científicos publicados entres os anos de 2014 e 2024. Os resultados da pesquisa revelaram a escassez de artigos que tratam sobre Resolução de Problemas matemáticos na Educação Infantil e a utilização do registro como estratégia para a aprendizagem. As reflexões contribuem para um novo olhar docente em relação ao ensino de conteúdos matemáticos na Educação Infantil, principalmente a Resolução de Problemas valorizando a oralidade e o registro das crianças.
Abstract: This article aims to map the contributions of registry in mathematics teaching and learning processes through problem solving in Early Childhood Education. Methodologically, this is a qualitative study and, in terms of technique, the work was developed by mapping scientific articles published between 2014 and 2024. The results of the research revealed a scarcity of articles dealing with mathematical problem solving in early childhood education and the use of recording as a learning strategy. The reflections contribute to a new teaching perspective on the teaching of mathematical content in early childhood education, especially problem solving, valuing oral expression and children's recording.
Palavras-chave: Resolução de problemas matemáticos
Registro
Educação infantil
Resolution of mathematical problems
Registry
Early childhood education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: PAULO, Mickaella dos Santos Albuquerque; SANTOS, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos. O registro na resolução de problemas matemáticos na educação infantil: um mapeamento de artigos científicos (2014-2024). 2025. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17020
Data do documento: 23-set-2025
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.