00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17020
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7632501056879630pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Carloney Alves de-
dc.contributor.referee2Freitas, Raphael de Oliveira-
dc.creatorPaulo, Mickaella dos Santos Albuquerque-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8289756657464702pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-06T14:29:10Z-
dc.date.available2025-10-06-
dc.date.available2025-10-06T14:29:10Z-
dc.date.issued2025-09-23-
dc.identifier.citationPAULO, Mickaella dos Santos Albuquerque; SANTOS, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos. O registro na resolução de problemas matemáticos na educação infantil: um mapeamento de artigos científicos (2014-2024). 2025. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17020-
dc.description.abstractThis article aims to map the contributions of registry in mathematics teaching and learning processes through problem solving in Early Childhood Education. Methodologically, this is a qualitative study and, in terms of technique, the work was developed by mapping scientific articles published between 2014 and 2024. The results of the research revealed a scarcity of articles dealing with mathematical problem solving in early childhood education and the use of recording as a learning strategy. The reflections contribute to a new teaching perspective on the teaching of mathematical content in early childhood education, especially problem solving, valuing oral expression and children's recording.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResolução de problemas matemáticospt_BR
dc.subjectRegistropt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectResolution of mathematical problemspt_BR
dc.subjectRegistrypt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO registro na resolução de problemas matemáticos na educação infantil: um mapeamento de artigos científicos (2014-2024)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo mapear quais as contribuições do registro nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática por meio da Resolução de Problemas na Educação Infantil. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa e, em relação à técnica, o trabalho se desenvolveu por meio do mapeamento de artigos científicos publicados entres os anos de 2014 e 2024. Os resultados da pesquisa revelaram a escassez de artigos que tratam sobre Resolução de Problemas matemáticos na Educação Infantil e a utilização do registro como estratégia para a aprendizagem. As reflexões contribuem para um novo olhar docente em relação ao ensino de conteúdos matemáticos na Educação Infantil, principalmente a Resolução de Problemas valorizando a oralidade e o registro das crianças.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.