Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17020
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7632501056879630 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Carloney Alves de | - |
dc.contributor.referee2 | Freitas, Raphael de Oliveira | - |
dc.creator | Paulo, Mickaella dos Santos Albuquerque | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8289756657464702 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-10-06T14:29:10Z | - |
dc.date.available | 2025-10-06 | - |
dc.date.available | 2025-10-06T14:29:10Z | - |
dc.date.issued | 2025-09-23 | - |
dc.identifier.citation | PAULO, Mickaella dos Santos Albuquerque; SANTOS, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos. O registro na resolução de problemas matemáticos na educação infantil: um mapeamento de artigos científicos (2014-2024). 2025. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17020 | - |
dc.description.abstract | This article aims to map the contributions of registry in mathematics teaching and learning processes through problem solving in Early Childhood Education. Methodologically, this is a qualitative study and, in terms of technique, the work was developed by mapping scientific articles published between 2014 and 2024. The results of the research revealed a scarcity of articles dealing with mathematical problem solving in early childhood education and the use of recording as a learning strategy. The reflections contribute to a new teaching perspective on the teaching of mathematical content in early childhood education, especially problem solving, valuing oral expression and children's recording. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Registro | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Resolution of mathematical problems | pt_BR |
dc.subject | Registry | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O registro na resolução de problemas matemáticos na educação infantil: um mapeamento de artigos científicos (2014-2024) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo mapear quais as contribuições do registro nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática por meio da Resolução de Problemas na Educação Infantil. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa e, em relação à técnica, o trabalho se desenvolveu por meio do mapeamento de artigos científicos publicados entres os anos de 2014 e 2024. Os resultados da pesquisa revelaram a escassez de artigos que tratam sobre Resolução de Problemas matemáticos na Educação Infantil e a utilização do registro como estratégia para a aprendizagem. As reflexões contribuem para um novo olhar docente em relação ao ensino de conteúdos matemáticos na Educação Infantil, principalmente a Resolução de Problemas valorizando a oralidade e o registro das crianças. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O registro na resolucao de problemas matematicos na educacao infantil - um mapeamento de artigos cientificos 2014-2024.pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.