Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16849
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A formação continuada dos professores da educação de jovens e adultos |
Título(s) alternativo(s): | Continuing education of teachers in youth and adult education: a mapping of academic production |
Autor(es): | Santana, Amanda Thayná Olímpio Lima, Laura Marina da Silva |
Primeiro Orientador: | Silva, Givanildo da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Jeane Felix da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cavalcante, Valéria Campos |
Resumo: | A formação continuada tem sido reconhecida como elemento essencial para a qualificação do trabalho docente. O objetivo da pesquisa foi analisar a produção do conhecimento sobre a Formação Continuada dos Professores da Educação de Jovens e Adultos dialogando sobre os desafios cotidianos. A questão norteadora da pesquisa girou em torno de quais são desafios cotidianos de professores/as da Educação de Jovens e Adultos apontados pela produção acadêmica nacional sobre a Formação Continuada. A metodologia foi desenvolvida por meio da Revisão Sistemática da Literatura, a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Foi elaborado um protocolo de pesquisa, o qual definiu descritores de busca, critérios de inclusão e exclusão, também seu recorte temporal de 2018 a 2025, resultando em onze pesquisas analisadas. Os resultados apontaram que formação continuada aparece como um dos pilares centrais para a promoção de uma educação de qualidade para a Educação de Jovens e Adultos. As pesquisas reforçam a escola como local privilegiado para a efetivação dessa formação e como lugar de produção coletiva de saberes. |
Abstract: | Continuing education has been recognized as an essential element for the qualification of teaching practice. The objective of this research was to analyze the production of knowledge about the continuing education for teachers of Youth and Adult Education, discussing their daily challenges. The research's guiding question revolved around what the daily challenges of Youth and Adult Education teachers are, as identified by national academic literature on continuing education. The methodology was developed through a Systematic Literature Review, based on the CAPES Theses and Dissertations Catalog. A research protocol was designed, defining search descriptors, inclusion and exclusion criteria, as well as a time frame from 2018 to 2025, resulting in eleven analyzed studies. The results indicated that continuing education appears as one of the central pillars for promoting quality education for Youth and Adult Education. The studies reinforce the school as a privileged space for the implementation of this training and as a place for the collective production of knowledge. |
Palavras-chave: | Formação continuada Educação de jovens e adultos Sistematização do conhecimento Continuing education Youth and adult education Knowledge systematization |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | SANTANA, Amanda Thayná Olímpio; LIMA, Laura Marina da Silva; SILVA, Givanilda. Formação continuada dos professores da educação de jovens e adultos: um mapeamento da produção acadêmica. 2025. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16849 |
Data do documento: | 23-jul-2025 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formacao continuada dos professores da educacao de jovens e adultos - um mapeamento da producao academica.pdf | 589.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.