00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16849
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Givanildo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3702199251733170pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Jeane Felix da-
dc.contributor.referee2Cavalcante, Valéria Campos-
dc.creatorSantana, Amanda Thayná Olímpio-
dc.creatorLima, Laura Marina da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9441877468928063pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6283707293877045pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-27T22:57:23Z-
dc.date.available2025-08-27-
dc.date.available2025-08-27T22:57:23Z-
dc.date.issued2025-07-23-
dc.identifier.citationSANTANA, Amanda Thayná Olímpio; LIMA, Laura Marina da Silva; SILVA, Givanilda. Formação continuada dos professores da educação de jovens e adultos: um mapeamento da produção acadêmica. 2025. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16849-
dc.description.abstractContinuing education has been recognized as an essential element for the qualification of teaching practice. The objective of this research was to analyze the production of knowledge about the continuing education for teachers of Youth and Adult Education, discussing their daily challenges. The research's guiding question revolved around what the daily challenges of Youth and Adult Education teachers are, as identified by national academic literature on continuing education. The methodology was developed through a Systematic Literature Review, based on the CAPES Theses and Dissertations Catalog. A research protocol was designed, defining search descriptors, inclusion and exclusion criteria, as well as a time frame from 2018 to 2025, resulting in eleven analyzed studies. The results indicated that continuing education appears as one of the central pillars for promoting quality education for Youth and Adult Education. The studies reinforce the school as a privileged space for the implementation of this training and as a place for the collective production of knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectSistematização do conhecimentopt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectKnowledge systematizationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA formação continuada dos professores da educação de jovens e adultospt_BR
dc.title.alternativeContinuing education of teachers in youth and adult education: a mapping of academic productionpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA formação continuada tem sido reconhecida como elemento essencial para a qualificação do trabalho docente. O objetivo da pesquisa foi analisar a produção do conhecimento sobre a Formação Continuada dos Professores da Educação de Jovens e Adultos dialogando sobre os desafios cotidianos. A questão norteadora da pesquisa girou em torno de quais são desafios cotidianos de professores/as da Educação de Jovens e Adultos apontados pela produção acadêmica nacional sobre a Formação Continuada. A metodologia foi desenvolvida por meio da Revisão Sistemática da Literatura, a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Foi elaborado um protocolo de pesquisa, o qual definiu descritores de busca, critérios de inclusão e exclusão, também seu recorte temporal de 2018 a 2025, resultando em onze pesquisas analisadas. Os resultados apontaram que formação continuada aparece como um dos pilares centrais para a promoção de uma educação de qualidade para a Educação de Jovens e Adultos. As pesquisas reforçam a escola como local privilegiado para a efetivação dessa formação e como lugar de produção coletiva de saberes.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formacao continuada dos professores da educacao de jovens e adultos - um mapeamento da producao academica.pdf589.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.