Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16825
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A importância da literatura infantil e das práticas de leitura na educação infantil |
Autor(es): | Santos, Jordana Maria Almeida Silva, Luciene Barbosa da |
Primeiro Orientador: | Santos, Ana Maria |
metadata.dc.contributor.referee1: | Maynart, Renata da Costa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Simone de Souza |
Resumo: | O presente artigo aborda a importância da literatura infantil no contexto da pré- escola. Como objetivos, pretende-se apresentar brevemente a trajetória da literatura infantil no Brasil; discutir a importância de práticas de leitura na educação infantil para a formação de crianças pequenas e refletir sobre as estratégias de ler e contar história. A metodologia utilizada se deu a partir de uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica, com o intuito de acessar obras e autores que pesquisam a temática. Para a análise, recorremos a autores como Lajolo e Zilberman (2010), Abramovich (2009), Zilberman (2012), Freire (1989), Corsino et al (2016), Colomer (2016), entre outros. Com base no estudo realizado, compreende-se que a literatura infantil desempenha um papel fundamental na formação de crianças pequenas, sendo o ambiente escolar um espaço privilegiado de acesso às práticas de leitura e ampliação do universo literário de crianças da educação infantil. |
Abstract: | This article addresses the importance of children's literature in the preschool context. Its objectives include briefly presenting the history of children's literature in Brazil; discussing the importance of reading practices in early childhood education for the development of young children; and reflecting on strategies for reading and storytelling. The methodology used was qualitative bibliographic research, aiming to access works and authors who research the topic. For the analysis, we used authors such as Lajolo and Zilberman (2010), Abramovich (2009), Zilberman (2012), Freire (1989), Corsino et al. (2016), Colomer (2016), among others. Based on the study, it is understood that children's literature plays a fundamental role in the development of young children, with the school environment being a privileged space for accessing reading practices and expanding the literary universe of early childhood education. |
Palavras-chave: | Literatura infantil Educação infantil Práticas de leituras Children's literature Early childhood education Reading practices |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Jordana Maria Almeida; SILVA, Luciene Barbosa da; SANTOS, Ana Maria. A importância da literatura infantil e das práticas de leitura na educação infantil. 2025. 16 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16825 |
Data do documento: | 6-dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A importancia da literatura infantil e das praticas de leitura na educacao infantil.pdf | 358.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.