00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16825
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância da literatura infantil e das práticas de leitura na educação infantil
Autor(es): Santos, Jordana Maria Almeida
Silva, Luciene Barbosa da
Primeiro Orientador: Santos, Ana Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Maynart, Renata da Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Simone de Souza
Resumo: O presente artigo aborda a importância da literatura infantil no contexto da pré- escola. Como objetivos, pretende-se apresentar brevemente a trajetória da literatura infantil no Brasil; discutir a importância de práticas de leitura na educação infantil para a formação de crianças pequenas e refletir sobre as estratégias de ler e contar história. A metodologia utilizada se deu a partir de uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica, com o intuito de acessar obras e autores que pesquisam a temática. Para a análise, recorremos a autores como Lajolo e Zilberman (2010), Abramovich (2009), Zilberman (2012), Freire (1989), Corsino et al (2016), Colomer (2016), entre outros. Com base no estudo realizado, compreende-se que a literatura infantil desempenha um papel fundamental na formação de crianças pequenas, sendo o ambiente escolar um espaço privilegiado de acesso às práticas de leitura e ampliação do universo literário de crianças da educação infantil.
Abstract: This article addresses the importance of children's literature in the preschool context. Its objectives include briefly presenting the history of children's literature in Brazil; discussing the importance of reading practices in early childhood education for the development of young children; and reflecting on strategies for reading and storytelling. The methodology used was qualitative bibliographic research, aiming to access works and authors who research the topic. For the analysis, we used authors such as Lajolo and Zilberman (2010), Abramovich (2009), Zilberman (2012), Freire (1989), Corsino et al. (2016), Colomer (2016), among others. Based on the study, it is understood that children's literature plays a fundamental role in the development of young children, with the school environment being a privileged space for accessing reading practices and expanding the literary universe of early childhood education.
Palavras-chave: Literatura infantil
Educação infantil
Práticas de leituras
Children's literature
Early childhood education
Reading practices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SANTOS, Jordana Maria Almeida; SILVA, Luciene Barbosa da; SANTOS, Ana Maria. A importância da literatura infantil e das práticas de leitura na educação infantil. 2025. 16 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16825
Data do documento: 6-dez-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importancia da literatura infantil e das praticas de leitura na educacao infantil.pdf358.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.