00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16825
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Ana Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0282596415262796pt_BR
dc.contributor.referee1Maynart, Renata da Costa-
dc.contributor.referee2Silva, Simone de Souza-
dc.creatorSantos, Jordana Maria Almeida-
dc.creatorSilva, Luciene Barbosa da-
dc.date.accessioned2025-08-25T15:50:37Z-
dc.date.available2025-08-25-
dc.date.available2025-08-25T15:50:37Z-
dc.date.issued2024-12-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Jordana Maria Almeida; SILVA, Luciene Barbosa da; SANTOS, Ana Maria. A importância da literatura infantil e das práticas de leitura na educação infantil. 2025. 16 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16825-
dc.description.abstractThis article addresses the importance of children's literature in the preschool context. Its objectives include briefly presenting the history of children's literature in Brazil; discussing the importance of reading practices in early childhood education for the development of young children; and reflecting on strategies for reading and storytelling. The methodology used was qualitative bibliographic research, aiming to access works and authors who research the topic. For the analysis, we used authors such as Lajolo and Zilberman (2010), Abramovich (2009), Zilberman (2012), Freire (1989), Corsino et al. (2016), Colomer (2016), among others. Based on the study, it is understood that children's literature plays a fundamental role in the development of young children, with the school environment being a privileged space for accessing reading practices and expanding the literary universe of early childhood education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPráticas de leituraspt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectReading practicespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA importância da literatura infantil e das práticas de leitura na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo aborda a importância da literatura infantil no contexto da pré- escola. Como objetivos, pretende-se apresentar brevemente a trajetória da literatura infantil no Brasil; discutir a importância de práticas de leitura na educação infantil para a formação de crianças pequenas e refletir sobre as estratégias de ler e contar história. A metodologia utilizada se deu a partir de uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica, com o intuito de acessar obras e autores que pesquisam a temática. Para a análise, recorremos a autores como Lajolo e Zilberman (2010), Abramovich (2009), Zilberman (2012), Freire (1989), Corsino et al (2016), Colomer (2016), entre outros. Com base no estudo realizado, compreende-se que a literatura infantil desempenha um papel fundamental na formação de crianças pequenas, sendo o ambiente escolar um espaço privilegiado de acesso às práticas de leitura e ampliação do universo literário de crianças da educação infantil.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importancia da literatura infantil e das praticas de leitura na educacao infantil.pdf358.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.