00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16817
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Referencial teórico curricular de Alagoas e o componente curricular Geografia: uma investigação sobre conceitos de meio ambiente na educação infantil e no ensino fundamental anos iniciais
Autor(es): Silva, Helen Alves da
Primeiro Orientador: Silva, Luísa Cristina Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Ana Maria Vergne de Moraes
metadata.dc.contributor.referee2: Dourado, Nathan Pereira
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar como o Referencial Teórico Curricular de Alagoas para o Ensino Fundamental e o Referencial Teórico Curricular de Alagoas para a Educação Infantil acionam o conceito de Meio Ambiente no componente curricular geografia. O problema de pesquisa que orientou a investigação consiste na maneia pela qual os referidos documentos curriculares conceituam e propõem a categoria teórica e pedagógica meio ambiente no componente curricular geografia. A metodologia do trabalho foi baseada numa abordagem qualitativa, com análise documental, com o objetivo de investigar e analisar os documentos. O referencial teórico está articulado com Callai (2003), Cavalcantti (2012) e Castelar (2010). O argumento desenvolvido ao longo do trabalho fundamenta-se na importância de o currículo escolar estar articulado em uma base crítica e reflexiva fundamentada no saber geográfico na relação com o meio ambiente. Identifica-se assim, a importância da construção da cidadania através da interdisciplinaridade a partir de concepções pedagógicas libertadoras frente às demandas e adversidades do mundo globalizado.
Abstract: This article aims to analyze how the Alagoas Curricular Theoretical Framework for Elementary Education and the Alagoas Curricular Theoretical Framework for Early Childhood Education implement the concept of Environment in the geography curriculum. The research problem that guided the investigation is how these curricular documents conceptualize and propose the theoretical and pedagogical category of environment in the geography curriculum. The methodology of the work was based on a qualitative approach, with documentary analysis, with the objective of investigating and analyzing the documents. The theoretical framework is articulated with Callai (2003), Cavalcantti (2012), and Castelar (2010). The argument developed throughout the work is based on the importance of the school curriculum being articulated on a critical and reflective basis grounded in geographic knowledge in relation to the environment. This highlights the importance of building citizenship through interdisciplinarity, based on liberating pedagogical concepts in the face of the demands and adversities of a globalized world.
Palavras-chave: Meio ambiente
Currículo
Educação geográfica
Geografia escoalr
Environment
Curriculum
Geographic education;
School geography
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SILVA, Helen Alves da. SILVA, Luísa Cristina Silva. Referencial teórico curricular de Alagoas e o componente curricular Geografia: uma investigação sobre conceitos de meio ambiente na educação infantil e no ensino fundamental anos iniciais. 2025. 20 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16817
Data do documento: 26-nov-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.