00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16817
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Luísa Cristina Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5991954497467755pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Ana Maria Vergne de Moraes-
dc.contributor.referee2Dourado, Nathan Pereira-
dc.creatorSilva, Helen Alves da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3214904242837146pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-24T22:31:59Z-
dc.date.available2025-08-24-
dc.date.available2025-08-24T22:31:59Z-
dc.date.issued2024-11-26-
dc.identifier.citationSILVA, Helen Alves da. SILVA, Luísa Cristina Silva. Referencial teórico curricular de Alagoas e o componente curricular Geografia: uma investigação sobre conceitos de meio ambiente na educação infantil e no ensino fundamental anos iniciais. 2025. 20 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16817-
dc.description.abstractThis article aims to analyze how the Alagoas Curricular Theoretical Framework for Elementary Education and the Alagoas Curricular Theoretical Framework for Early Childhood Education implement the concept of Environment in the geography curriculum. The research problem that guided the investigation is how these curricular documents conceptualize and propose the theoretical and pedagogical category of environment in the geography curriculum. The methodology of the work was based on a qualitative approach, with documentary analysis, with the objective of investigating and analyzing the documents. The theoretical framework is articulated with Callai (2003), Cavalcantti (2012), and Castelar (2010). The argument developed throughout the work is based on the importance of the school curriculum being articulated on a critical and reflective basis grounded in geographic knowledge in relation to the environment. This highlights the importance of building citizenship through interdisciplinarity, based on liberating pedagogical concepts in the face of the demands and adversities of a globalized world.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEducação geográficapt_BR
dc.subjectGeografia escoalrpt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectGeographic education;pt_BR
dc.subjectSchool geographypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleReferencial teórico curricular de Alagoas e o componente curricular Geografia: uma investigação sobre conceitos de meio ambiente na educação infantil e no ensino fundamental anos iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem por objetivo analisar como o Referencial Teórico Curricular de Alagoas para o Ensino Fundamental e o Referencial Teórico Curricular de Alagoas para a Educação Infantil acionam o conceito de Meio Ambiente no componente curricular geografia. O problema de pesquisa que orientou a investigação consiste na maneia pela qual os referidos documentos curriculares conceituam e propõem a categoria teórica e pedagógica meio ambiente no componente curricular geografia. A metodologia do trabalho foi baseada numa abordagem qualitativa, com análise documental, com o objetivo de investigar e analisar os documentos. O referencial teórico está articulado com Callai (2003), Cavalcantti (2012) e Castelar (2010). O argumento desenvolvido ao longo do trabalho fundamenta-se na importância de o currículo escolar estar articulado em uma base crítica e reflexiva fundamentada no saber geográfico na relação com o meio ambiente. Identifica-se assim, a importância da construção da cidadania através da interdisciplinaridade a partir de concepções pedagógicas libertadoras frente às demandas e adversidades do mundo globalizado.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.