00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16775
Tipo: Dissertação
Título: Construíndo e interpretando gráficos estatísticos com alunos da 3ª série do Ensino médio utilizando o power point
Título(s) alternativo(s): Building and interpreting statistical graphs with high school 3rd graders using powerpoint
Autor(es): Lima, Roberto Wesley Araújo
Primeiro Orientador: Guerra, Ediel Azevedo
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Jônathas Douglas Santos de
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Jeylla Salomé Barbosa dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Barros, Amauri da Silva
Resumo: Nosso trabalho tem como objetivo criar, aplicar e avaliar uma sequência didática visando à aprendizagem da representação gráfica e da interpretação de dados estatísticos por meio do Powerpoint para estudantes da terceira série do ensino médio. Apresentamos, então, as contribuições de uma Sequência Didática como um instrumento de planejamento pedagógico que pode implicar na problematização e desenvolvimento do conhecimento matemático tendo como Produto Educacional um manual para construção de gráficos estatísticos por intermédio do Powerpoint. A pesquisa foi realizada por uma abordagem qualitativa com alunos da 3ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual Professor Theonilo Gama, situada em Maceió. Iniciamos falando um pouco sobre o contexto histórico da Estatística, em seguida, abordamos a educação Estatística enfatizando os conceitos de Literacia, Raciocínio e Pensamento Estatístico, de acordo com Cazorla (2010), Gal (2000), Garfield (2002), Raumsey (2002), entre outros. Logo depois, discutimos sobre a Estatística na escola e o uso de Recursos Educacionais Digitais (RDE) no desenvolvimento de metodologias ativas. Por fim, propomos um manual, como sugestão, para trabalhar a construção de gráficos com o uso do software Powerpoint. E mostramos que a Estatística vai muito além do que uma simples leitura de gráficos ou tabelas – perpassa por todo processo do ensino da Estatística, desde a literacia até a inferência.
Abstract: Our work aims to create, apply and evaluate a didactic sequence aimed at learning the graphical representation and interpretation of statistical data through Powerpoint for third grade high school students. We present the contributions to a didactic sequence as an instrument of pedagogical planning that may imply in the problematization and development of the mathematical knowledge having as educational product a manual for the creation of statistical graphics based on PowerPoint. The research was using a qualitative with students of the third year highschool from a state school called Professor Theonilo Gama, situated in Maceió. We Will start talking a little about the historical context of statistics then we Will talk about the Statistics education focusing on literacy,reasoning and statistical thinking based on Cazorla, Gal, Garfield, Raumsey,among others. After that we Will talk about statistics at school and the use of digital educational resources in the development of active methodologies.In the end, we Will propose a manual as a suggestion, to make graphics using PowerPoint software and we Will show that statistics is much more than a simple reading of graphics or tables – it starts with all the process of teaching statistics and literacy until interference.
Palavras-chave: Educação estatística
Sequência didática
Recursos educacionais digitais
Educational statistics
Didactic sequence
Digital educational resources
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: LIMA, Roberto Wesley Araújo. Construindo e interpretando gráficos estatísticos com alunos da 3ª série do Ensino médio utilizando o power point. 2025. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16775
Data do documento: 19-ago-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.