00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16775
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Guerra, Ediel Azevedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Jônathas Douglas Santos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2028729291621090pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Jeylla Salomé Barbosa dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1325800076691958pt_BR
dc.contributor.referee3Barros, Amauri da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2316330818429673pt_BR
dc.creatorLima, Roberto Wesley Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4760231457467440pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-15T13:13:52Z-
dc.date.available2025-08-14-
dc.date.available2025-08-15T13:13:52Z-
dc.date.issued2021-08-19-
dc.identifier.citationLIMA, Roberto Wesley Araújo. Construindo e interpretando gráficos estatísticos com alunos da 3ª série do Ensino médio utilizando o power point. 2025. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16775-
dc.description.abstractOur work aims to create, apply and evaluate a didactic sequence aimed at learning the graphical representation and interpretation of statistical data through Powerpoint for third grade high school students. We present the contributions to a didactic sequence as an instrument of pedagogical planning that may imply in the problematization and development of the mathematical knowledge having as educational product a manual for the creation of statistical graphics based on PowerPoint. The research was using a qualitative with students of the third year highschool from a state school called Professor Theonilo Gama, situated in Maceió. We Will start talking a little about the historical context of statistics then we Will talk about the Statistics education focusing on literacy,reasoning and statistical thinking based on Cazorla, Gal, Garfield, Raumsey,among others. After that we Will talk about statistics at school and the use of digital educational resources in the development of active methodologies.In the end, we Will propose a manual as a suggestion, to make graphics using PowerPoint software and we Will show that statistics is much more than a simple reading of graphics or tables – it starts with all the process of teaching statistics and literacy until interference.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação estatísticapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectRecursos educacionais digitaispt_BR
dc.subjectEducational statisticspt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subjectDigital educational resourcespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleConstruíndo e interpretando gráficos estatísticos com alunos da 3ª série do Ensino médio utilizando o power pointpt_BR
dc.title.alternativeBuilding and interpreting statistical graphs with high school 3rd graders using powerpointpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNosso trabalho tem como objetivo criar, aplicar e avaliar uma sequência didática visando à aprendizagem da representação gráfica e da interpretação de dados estatísticos por meio do Powerpoint para estudantes da terceira série do ensino médio. Apresentamos, então, as contribuições de uma Sequência Didática como um instrumento de planejamento pedagógico que pode implicar na problematização e desenvolvimento do conhecimento matemático tendo como Produto Educacional um manual para construção de gráficos estatísticos por intermédio do Powerpoint. A pesquisa foi realizada por uma abordagem qualitativa com alunos da 3ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual Professor Theonilo Gama, situada em Maceió. Iniciamos falando um pouco sobre o contexto histórico da Estatística, em seguida, abordamos a educação Estatística enfatizando os conceitos de Literacia, Raciocínio e Pensamento Estatístico, de acordo com Cazorla (2010), Gal (2000), Garfield (2002), Raumsey (2002), entre outros. Logo depois, discutimos sobre a Estatística na escola e o uso de Recursos Educacionais Digitais (RDE) no desenvolvimento de metodologias ativas. Por fim, propomos um manual, como sugestão, para trabalhar a construção de gráficos com o uso do software Powerpoint. E mostramos que a Estatística vai muito além do que uma simples leitura de gráficos ou tabelas – perpassa por todo processo do ensino da Estatística, desde a literacia até a inferência.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.