Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16742
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação inclusiva e formação de professores do Campus A. C. SimõeS/UFAL |
Autor(es): | Oliveira, Amanda Beatriz dos Santos Miranda Marques, Isabela Ferreira |
Primeiro Orientador: | Gaudêncio, Jordânia de Araújo Souza |
metadata.dc.contributor.referee1: | Albuquerque, Carolina Barbosa de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Torres, Andresso Marques |
Resumo: | Este trabalho discute sobre a formação de professores/as para a educação inclusiva nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A educação inclusiva, um pilar fundamental do sistema educacional contemporâneo, visa promover equidade e diversidade nos ambientes de aprendizado. No entanto, a preparação dos/as futuros/as educadores/as para lidar com essa realidade complexa enfrenta desafios significativos. Este estudo tem como objetivo analisar os Projetos Políticos Pedagógicos de Curso (PPCs) das licenciaturas do Campus A. C. Simões/UFAL, a fim de identificar lacunas e pontos de melhoria na formação docente voltada para a inclusão. A pesquisa, de caráter exploratório e de abordagem Qualitativa, utiliza a Análise Documental dos PPCs para compreender a estrutura curricular e os conteúdos relacionados à educação inclusiva. O estudo revela um descompasso entre a crescente demanda por práticas inclusivas e a oferta de conhecimento nos cursos de formação inicial, destacando a necessidade de uma formação mais específica e eficaz para atender às diversas necessidades educacionais dos alunos, especialmente aqueles com deficiências ou outras necessidades educacionais específicas. |
Abstract: | This study discusses the training of teachers for inclusive education in undergraduate programs at the Federal University of Alagoas (UFAL). Inclusive education, a fundamental pillar of the contemporary educational system, aims to promote equity and diversity in learning environments. However, preparing future educators to deal with this complex reality faces significant challenges. This research aims to analyze the Pedagogical Political Projects (PPCs) of the undergraduate programs at the A. C. Simões Campus/UFAL in order to identify gaps and areas for improvement in teacher training for inclusion. This exploratory, qualitative study employs Document Analysis of the PPCs to understand the curriculum structure and the content related to inclusive education. The findings reveal a mismatch between the growing demand for inclusive practices and the provision of knowledge in initial teacher education programs, highlighting the need for more specific and effective training to address the diverse educational needs of students, especially those with disabilities or other special educational needs. |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Formação de professores Universidade Federal de Alagoas Projetos pedagógicos de cursos Desafios Inclusive education Teacher training Pedaogical political projects Challenges |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | OLIVEIRA, Amanda Beatriz dos Santos Miranda; MARQUES, Isabela Ferreira; GAUDÊNCIO, Jordânia de Araújo Souza. Educação inclusiva e formação de professores do Campus A. C. Simões/UFAL. 2025. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16742 |
Data do documento: | 4-dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educacao inclusiva e formacao de professores do Campus A. C. Simoes - UFAL.pdf | 388.11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.