00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16742
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gaudêncio, Jordânia de Araújo Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8223011528014481pt_BR
dc.contributor.referee1Albuquerque, Carolina Barbosa de-
dc.contributor.referee2Torres, Andresso Marques-
dc.creatorOliveira, Amanda Beatriz dos Santos Miranda-
dc.creatorMarques, Isabela Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1325322348088865pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2857024208647335pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-08T16:46:42Z-
dc.date.available2025-08-08-
dc.date.available2025-08-08T16:46:42Z-
dc.date.issued2024-12-04-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Amanda Beatriz dos Santos Miranda; MARQUES, Isabela Ferreira; GAUDÊNCIO, Jordânia de Araújo Souza. Educação inclusiva e formação de professores do Campus A. C. Simões/UFAL. 2025. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16742-
dc.description.abstractThis study discusses the training of teachers for inclusive education in undergraduate programs at the Federal University of Alagoas (UFAL). Inclusive education, a fundamental pillar of the contemporary educational system, aims to promote equity and diversity in learning environments. However, preparing future educators to deal with this complex reality faces significant challenges. This research aims to analyze the Pedagogical Political Projects (PPCs) of the undergraduate programs at the A. C. Simões Campus/UFAL in order to identify gaps and areas for improvement in teacher training for inclusion. This exploratory, qualitative study employs Document Analysis of the PPCs to understand the curriculum structure and the content related to inclusive education. The findings reveal a mismatch between the growing demand for inclusive practices and the provision of knowledge in initial teacher education programs, highlighting the need for more specific and effective training to address the diverse educational needs of students, especially those with disabilities or other special educational needs.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.subjectProjetos pedagógicos de cursospt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectPedaogical political projectspt_BR
dc.subjectChallengespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação inclusiva e formação de professores do Campus A. C. SimõeS/UFALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho discute sobre a formação de professores/as para a educação inclusiva nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A educação inclusiva, um pilar fundamental do sistema educacional contemporâneo, visa promover equidade e diversidade nos ambientes de aprendizado. No entanto, a preparação dos/as futuros/as educadores/as para lidar com essa realidade complexa enfrenta desafios significativos. Este estudo tem como objetivo analisar os Projetos Políticos Pedagógicos de Curso (PPCs) das licenciaturas do Campus A. C. Simões/UFAL, a fim de identificar lacunas e pontos de melhoria na formação docente voltada para a inclusão. A pesquisa, de caráter exploratório e de abordagem Qualitativa, utiliza a Análise Documental dos PPCs para compreender a estrutura curricular e os conteúdos relacionados à educação inclusiva. O estudo revela um descompasso entre a crescente demanda por práticas inclusivas e a oferta de conhecimento nos cursos de formação inicial, destacando a necessidade de uma formação mais específica e eficaz para atender às diversas necessidades educacionais dos alunos, especialmente aqueles com deficiências ou outras necessidades educacionais específicas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educacao inclusiva e formacao de professores do Campus A. C. Simoes - UFAL.pdf388.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.