00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16741
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Metodologias ativas no processo de alfabetização e letramento de crianças: uma revisão de literatura
Título(s) alternativo(s): Active methodologies in the literacy and alphabetization process of elementary school children: a literature review
Autor(es): Gomes, Nayara Luiza Lima
Silva, Valeska Candido da
Primeiro Orientador: Silva, Jeane Félix da
metadata.dc.contributor.referee1: Massetto, Débora Cristina
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo geral conhecer, a partir de uma revisão de literatura, como as metodologias ativas são empregadas nos processos de alfabetização e letramento de crianças. Os objetivos específicos são os seguintes: mapear trabalhos acadêmicos sobre alfabetização e letramento com o uso de metodologias ativas; identificar as principais metodologias ativas utilizadas em pesquisas nacionais sobre alfabetização; refletir sobre os desafios e as potencialidades da implementação de metodologias ativas nos processos de alfabetização de crianças. O estudo parte do princípio de que as metodologias ativas podem contribuir fortemente com o processo de alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais. Para alcançar os objetivos foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a partir da produção acadêmica nacional. A coleta de dados foi realizada a partir de um mapeamento dos trabalhos publicados sobre alfabetização e metodologias ativas no portal Scielo, entre os anos de 2018 e 2023, a partir das seguintes termos: “Alfabetização”, “alfabetização and letramento”, “metodologias ativas” e “metodologia and alfabetização”. A pesquisa realizada evidenciou uma lacuna significativa no campo da educação: a escassez de estudos sobre a aplicação de metodologias ativas em processos de alfabetização e letramento de crianças. Embora a literatura demonstre o potencial dessas metodologias em outros níveis de ensino, como o superior, especialmente na área da saúde, sua utilização na alfabetização ainda é pouco explorada.
Abstract: The general objective of this study, based on a literature review, is to understand how active methodologies are used in children's literacy and literacy development. The specific objectives are as follows: to map academic works on literacy and literacy that use active methodologies; to identify the main active methodologies used in national literacy research; and to reflect on the challenges and potential of implementing active methodologies in children's literacy development. The study is based on the principle that active methodologies can significantly contribute to the literacy and literacy development process of children in the early years. To achieve these objectives, a bibliographical search was conducted based on national academic literature. Data collection was conducted by mapping published works on literacy and active methodologies on the Scielo portal between 2018 and 2023, using the following terms: "Literacy," "literacy and literacy," "active methodologies," and "methodology and literacy." The research highlighted a significant gap in the field of education: the scarcity of studies on the application of active methodologies in children's literacy and literacy development. Although the literature demonstrates the potential of these methodologies at other levels of education, such as higher education, especially in healthcare, their use in literacy education remains underexplored.
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Metodologias ativas
Revisão de literatura
Alphabetization
Literacy
Active methodologies
Literature review
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: GOMES, Nayara Luiza Lima; SILVA, Valeska Candido da; SILVA, Jeane Félix da. Metodologias ativas no processo de alfabetização e letramento de crianças: uma revisão de literatura. 2025. 15 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16741
Data do documento: 5-dez-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Metodologias ativas no processo de alfabetizacao e letramento de crianças - uma revisao de literatura.pdf305.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.