00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16587
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo imanente e a pedagogia da autonomia de Paulo Freire: prática docente - primeira reflexão
Título(s) alternativo(s): Immanent study and Paulo Freire's pedagogy of autonomy: teaching practice - first reflection
Autor(es): Cavalcante, Alluska Souza
Primeiro Orientador: Paz, Sandra Regina
metadata.dc.contributor.referee1: Diógenes, Elione Maria Nogueira
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Raqueline Maria da
metadata.dc.contributor.referee3: Bezerra, Isabella Giordano
Resumo: O presente trabalho analisa o primeiro capítulo do livro Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, utilizando o Método de Estudo Imanente. Esse método, que tem como objetivo transformar o leitor em escritor. O método é desenvolvido em quatro momentos simultâneos durante a escrita: (1) Recomposição da Geografia Textual no Diálogo Crítico-Criativo; (2) Decomposição das Cartografias Literárias da Geografia Textual; (3) Composição Autoral de uma Geografia Textual do(s) Texto(s) em Estudo; e (4) Diário de Estudo Autoetnográfico ou Autocrítico. A abordagem proposta permite uma leitura aprofundada e significativa das ideias do autor, ressaltando a formação de si e o estudo como práticas transformadoras. No capítulo analisado, identificamos que Freire critica a educação tradicional, que frequentemente se baseia em práticas autoritárias e descontextualizadas, e propõe uma pedagogia que valorize a autonomia e a criticidade dos educandos. Ele refuta a visão bancária da educação, em que o aluno é um receptor passivo de conhecimento, e enfatiza a necessidade de práticas pedagógicas dialógicas, que respeitem os saberes prévios e promovam a construção de significados. Ao longo da pesquisa, observou-se que as reflexões de Freire sobre autonomia, consciência crítica e ética são fundamentais para a formação autônoma e emancipatória dos indivíduos. O Método de Estudo Imanente revelou-se eficaz para explorar essas categorias e aprofundar o entendimento sobre sua relevância no contexto educacional contemporâneo. Concluímos que a obra de Paulo Freire permanece uma referência essencial para repensar e transformar práticas pedagógicas, visando uma educação libertadora.
Abstract: This paper analyzes the first chapter of the book Pedagogy of Autonomy, by Paulo Freire, using the Immanent Study Method. This method aims to transform the reader into a writer. The method is developed in four simultaneous moments during writing: (1) Recomposition of Textual Geography in the Critical-Creative Dialogue; (2) Decomposition of Literary Cartographies of Textual Geography; (3) Authorial Composition of a Textual Geography of the Text(s) under Study; and (4) Autoethnographic or Self-critical Study Diary. The proposed approach allows for an in-depth and meaningful reading of the author's ideas, highlighting selfformation and study as transformative practices. In the chapter analyzed, we identified that Freire criticizes traditional education, which is often based on authoritarian and decontextualized practices, and proposes a pedagogy that values the autonomy and criticality of students. He refutes the banking view of education, in which the student is a passive receiver of knowledge, and emphasizes the need for dialogical pedagogical practices that respect prior knowledge and promote the construction of meanings. Throughout the research, it was observed that Freire's reflections on autonomy, critical awareness and ethics are fundamental for the autonomous and emancipatory formation of individuals. The Immanent Study Method proved to be effective in exploring these categories and deepening the understanding of their relevance in the contemporary educational context. We conclude that Paulo Freire's work remains an essential reference for rethinking and transforming pedagogical practices, aiming at a liberating education.
Palavras-chave: Paulo Freire
Pedagogia da autonomia
Educação
Formação docente
Estudo imanente
Saberes necessários
Educação crítica
Autonomy pedagogy
Teacher training
Immanent study
Necessary knowledge
Critical education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: CAVALCANTE, Alluska Souza. Estudo imanente e a pedagogia da autonomia de Paulo Freire: prática docente: primeira reflexão. 2025. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16587
Data do documento: 6-dez-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudo imanente e a pedagogia da autonomia de Paulo Freire - pratica docente - primeira reflexao.pdf1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.