Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16587
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Estudo imanente e a pedagogia da autonomia de Paulo Freire: prática docente - primeira reflexão |
Título(s) alternativo(s): | Immanent study and Paulo Freire's pedagogy of autonomy: teaching practice - first reflection |
Autor(es): | Cavalcante, Alluska Souza |
Primeiro Orientador: | Paz, Sandra Regina |
metadata.dc.contributor.referee1: | Diógenes, Elione Maria Nogueira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Raqueline Maria da |
metadata.dc.contributor.referee3: | Bezerra, Isabella Giordano |
Resumo: | O presente trabalho analisa o primeiro capítulo do livro Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, utilizando o Método de Estudo Imanente. Esse método, que tem como objetivo transformar o leitor em escritor. O método é desenvolvido em quatro momentos simultâneos durante a escrita: (1) Recomposição da Geografia Textual no Diálogo Crítico-Criativo; (2) Decomposição das Cartografias Literárias da Geografia Textual; (3) Composição Autoral de uma Geografia Textual do(s) Texto(s) em Estudo; e (4) Diário de Estudo Autoetnográfico ou Autocrítico. A abordagem proposta permite uma leitura aprofundada e significativa das ideias do autor, ressaltando a formação de si e o estudo como práticas transformadoras. No capítulo analisado, identificamos que Freire critica a educação tradicional, que frequentemente se baseia em práticas autoritárias e descontextualizadas, e propõe uma pedagogia que valorize a autonomia e a criticidade dos educandos. Ele refuta a visão bancária da educação, em que o aluno é um receptor passivo de conhecimento, e enfatiza a necessidade de práticas pedagógicas dialógicas, que respeitem os saberes prévios e promovam a construção de significados. Ao longo da pesquisa, observou-se que as reflexões de Freire sobre autonomia, consciência crítica e ética são fundamentais para a formação autônoma e emancipatória dos indivíduos. O Método de Estudo Imanente revelou-se eficaz para explorar essas categorias e aprofundar o entendimento sobre sua relevância no contexto educacional contemporâneo. Concluímos que a obra de Paulo Freire permanece uma referência essencial para repensar e transformar práticas pedagógicas, visando uma educação libertadora. |
Abstract: | This paper analyzes the first chapter of the book Pedagogy of Autonomy, by Paulo Freire, using the Immanent Study Method. This method aims to transform the reader into a writer. The method is developed in four simultaneous moments during writing: (1) Recomposition of Textual Geography in the Critical-Creative Dialogue; (2) Decomposition of Literary Cartographies of Textual Geography; (3) Authorial Composition of a Textual Geography of the Text(s) under Study; and (4) Autoethnographic or Self-critical Study Diary. The proposed approach allows for an in-depth and meaningful reading of the author's ideas, highlighting selfformation and study as transformative practices. In the chapter analyzed, we identified that Freire criticizes traditional education, which is often based on authoritarian and decontextualized practices, and proposes a pedagogy that values the autonomy and criticality of students. He refutes the banking view of education, in which the student is a passive receiver of knowledge, and emphasizes the need for dialogical pedagogical practices that respect prior knowledge and promote the construction of meanings. Throughout the research, it was observed that Freire's reflections on autonomy, critical awareness and ethics are fundamental for the autonomous and emancipatory formation of individuals. The Immanent Study Method proved to be effective in exploring these categories and deepening the understanding of their relevance in the contemporary educational context. We conclude that Paulo Freire's work remains an essential reference for rethinking and transforming pedagogical practices, aiming at a liberating education. |
Palavras-chave: | Paulo Freire Pedagogia da autonomia Educação Formação docente Estudo imanente Saberes necessários Educação crítica Autonomy pedagogy Teacher training Immanent study Necessary knowledge Critical education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | CAVALCANTE, Alluska Souza. Estudo imanente e a pedagogia da autonomia de Paulo Freire: prática docente: primeira reflexão. 2025. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16587 |
Data do documento: | 6-dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estudo imanente e a pedagogia da autonomia de Paulo Freire - pratica docente - primeira reflexao.pdf | 1.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.