00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16587
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paz, Sandra Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/8370670998648144pt_BR
dc.contributor.referee1Diógenes, Elione Maria Nogueira-
dc.contributor.referee2Silva, Raqueline Maria da-
dc.contributor.referee3Bezerra, Isabella Giordano-
dc.creatorCavalcante, Alluska Souza-
dc.date.accessioned2025-07-20T02:15:49Z-
dc.date.available2025-07-19-
dc.date.available2025-07-20T02:15:49Z-
dc.date.issued2024-12-06-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Alluska Souza. Estudo imanente e a pedagogia da autonomia de Paulo Freire: prática docente: primeira reflexão. 2025. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16587-
dc.description.abstractThis paper analyzes the first chapter of the book Pedagogy of Autonomy, by Paulo Freire, using the Immanent Study Method. This method aims to transform the reader into a writer. The method is developed in four simultaneous moments during writing: (1) Recomposition of Textual Geography in the Critical-Creative Dialogue; (2) Decomposition of Literary Cartographies of Textual Geography; (3) Authorial Composition of a Textual Geography of the Text(s) under Study; and (4) Autoethnographic or Self-critical Study Diary. The proposed approach allows for an in-depth and meaningful reading of the author's ideas, highlighting selfformation and study as transformative practices. In the chapter analyzed, we identified that Freire criticizes traditional education, which is often based on authoritarian and decontextualized practices, and proposes a pedagogy that values the autonomy and criticality of students. He refutes the banking view of education, in which the student is a passive receiver of knowledge, and emphasizes the need for dialogical pedagogical practices that respect prior knowledge and promote the construction of meanings. Throughout the research, it was observed that Freire's reflections on autonomy, critical awareness and ethics are fundamental for the autonomous and emancipatory formation of individuals. The Immanent Study Method proved to be effective in exploring these categories and deepening the understanding of their relevance in the contemporary educational context. We conclude that Paulo Freire's work remains an essential reference for rethinking and transforming pedagogical practices, aiming at a liberating education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectPedagogia da autonomiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEstudo imanentept_BR
dc.subjectSaberes necessáriospt_BR
dc.subjectEducação críticapt_BR
dc.subjectAutonomy pedagogypt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectImmanent studypt_BR
dc.subjectNecessary knowledgept_BR
dc.subjectCritical educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEstudo imanente e a pedagogia da autonomia de Paulo Freire: prática docente - primeira reflexãopt_BR
dc.title.alternativeImmanent study and Paulo Freire's pedagogy of autonomy: teaching practice - first reflectionpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho analisa o primeiro capítulo do livro Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, utilizando o Método de Estudo Imanente. Esse método, que tem como objetivo transformar o leitor em escritor. O método é desenvolvido em quatro momentos simultâneos durante a escrita: (1) Recomposição da Geografia Textual no Diálogo Crítico-Criativo; (2) Decomposição das Cartografias Literárias da Geografia Textual; (3) Composição Autoral de uma Geografia Textual do(s) Texto(s) em Estudo; e (4) Diário de Estudo Autoetnográfico ou Autocrítico. A abordagem proposta permite uma leitura aprofundada e significativa das ideias do autor, ressaltando a formação de si e o estudo como práticas transformadoras. No capítulo analisado, identificamos que Freire critica a educação tradicional, que frequentemente se baseia em práticas autoritárias e descontextualizadas, e propõe uma pedagogia que valorize a autonomia e a criticidade dos educandos. Ele refuta a visão bancária da educação, em que o aluno é um receptor passivo de conhecimento, e enfatiza a necessidade de práticas pedagógicas dialógicas, que respeitem os saberes prévios e promovam a construção de significados. Ao longo da pesquisa, observou-se que as reflexões de Freire sobre autonomia, consciência crítica e ética são fundamentais para a formação autônoma e emancipatória dos indivíduos. O Método de Estudo Imanente revelou-se eficaz para explorar essas categorias e aprofundar o entendimento sobre sua relevância no contexto educacional contemporâneo. Concluímos que a obra de Paulo Freire permanece uma referência essencial para repensar e transformar práticas pedagógicas, visando uma educação libertadora.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudo imanente e a pedagogia da autonomia de Paulo Freire - pratica docente - primeira reflexao.pdf1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.