00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16574
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barros, Abdizia Maria Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8978186925444582pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Jeane Félix da-
dc.contributor.referee2Silva, Givanildo da-
dc.creatorSilva, Janieide Valeriano da-
dc.creatorOliveira, Patrícia Candido de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9094281699181931pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9889921276750616pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-17T15:45:21Z-
dc.date.available2025-07-17-
dc.date.available2025-07-17T15:45:21Z-
dc.date.issued2025-06-02-
dc.identifier.citationSILVA, Janieide Valeriano; OLIVEIRA, Patrícia Candido de; BARROS, Abdízia Maria Alves. A educação de jovens e adultos como mecanismo de inclusão social: uma análise a partir do Pacto EJA. 2025. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16574-
dc.description.abstractThis study examines Youth and Adult Education as a crucial mechanism for social inclusion and civic transformation in Brazil. It contextualizes this educational modality by discussing literacy, multiliteracies, and contemporary pedagogical challenges. Given the specific needs of Youth and Adult Education studentworkers, we offer a critical analysis of this teaching modality, emphasizing its historical and legal trajectory in the country. The central objective is to analyze the role of the Pact for Youth and Adult Education as a contemporary response to the persistent challenges faced by this modality, highlighting its significance in ensuring the right to education for young people, adults, and the elderly who did not access schooling at the regular age. More than just an alternative for schooling, Youth and Adult Education represents an instrument of social inclusion, educational advancement, and the promotion of citizenship, especially in vulnerable contexts. The research employs a qualitative approach, with document analysis as the primary methodological tool, seeking to understand EJA's historical and legal context and evaluate the Pact for Youth and Adult Education’s contribution as a strategic public policy. The study also discusses current pedagogical challenges and the relevance of multiliteracies in this educational process. The reflection is grounded in the theoretical contributions of Freire (1967; 1979; 1987; 1989; 1996) and Di Pierro (2004; 2005), whose insights deepen the understanding of educational practices and meanings aimed at individuals historically excluded from formal schooling processes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectEducação emancipatóriapt_BR
dc.subjectPolíticas públicas para EJApt_BR
dc.subjectPacto EJApt_BR
dc.subjectDesigualdades educacionaispt_BR
dc.subjectEmancipatory educationpt_BR
dc.subjectPublica policies for youth and adult educationpt_BR
dc.subjectYouth and adult education pactpt_BR
dc.subjectEducatonal inequalitiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA Educação de Jovens e Adultos como mecanismo de inclusão social: uma análise a partir do Pacto EJApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho discorre acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como mecanismo essencial para a inclusão social e a transformação cidadã no Brasil. Parte-se da contextualização da modalidade a partir das discussões sobre alfabetização, multiletramentos e os desafios pedagógicos contemporâneos. Diante das especificidades dos trabalhadores estudantes da EJA, propomos uma análise crítica dessa modalidade de ensino, com ênfase em sua trajetória histórica e legal no país. O objetivo central é analisar o papel do Pacto EJA como resposta contemporânea aos desafios persistentes enfrentados por essa modalidade, destacando sua relevância na garantia do direito à educação de jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à escolarização em idade regular. Mais do que uma alternativa de escolarização, a EJA configura-se como um instrumento de inclusão social, elevação da escolaridade e valorização da cidadania, especialmente em contextos de vulnerabilidade. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com análise documental como principal instrumento metodológico, buscando compreender o contexto histórico e legal da EJA e avaliar a contribuição do Pacto EJA enquanto política pública estratégica. O estudo também discute os desafios pedagógicos atuais e a relevância dos multiletramentos nesse processo educativo. A reflexão é fundamentada nos aportes teóricos de Freire (1967; 1979; 1987; 1989; 1996) e Di Pierro (2004; 2005), cujas contribuições permitem aprofundar a compreensão sobre as práticas e os sentidos da educação voltada a sujeitos historicamente excluídos dos processos formais de ensino.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A educacao de jovens e adultos como mecanismo de inclusao social - uma analise a partir do pacto da EJA.pdf331.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.