Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16535
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3181078095367990 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Elza Maria da | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Monique Gabriella Angelo da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6683701278112547 | pt_BR |
dc.creator | Rocha, Jaqueline Santos Alves da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6626438375023517 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-07-10T03:23:55Z | - |
dc.date.available | 2024-07-09 | - |
dc.date.available | 2025-07-10T03:23:55Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Jaqueline Santos Alves da. Incorporação de tecnologias digitais na sala de aula no Alto Sertão de Alagoas. 2025. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16535 | - |
dc.description.abstract | The incorporation of digital technologies has increasingly covered different spheres of society. Relationships, experiences and ways of learning have been modified, requiring that educational methods also change in order to keep up with these transformations (PRENSKY, 2012). Thus, the present work aims to investigate the paths of incorporation of digital technologies in the educational context of the backlands of Alagoas, identifying the teacher training paths and the theoretical and methodological assumptions that operate in incorporation actions (COSTA, 2013). To this end, the investigation carried out was characterized by being a survey (RONI et al.,2020) carried out with 108 teachers working in basic education. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Alto sertão - Alagoas | pt_BR |
dc.subject | Digital technologies | pt_BR |
dc.subject | Classroom | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Auxiliary means | pt_BR |
dc.subject | Teachers - Training | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Incorporação de tecnologias digitais na sala de aula no Alto Sertão de Alagoas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A incorporação das tecnologias digitais têm abrangido cada vez mais as diferentes esferas da sociedade. Os relacionamentos, as vivências e as formas de aprender têm sido modificadas, exigindo que os métodos educacionais também mudem a fim de acompanhar essas transformações (PRENSKY, 2012). Assim, o presente trabalho tem como objetivo investigar os caminhos de incorporação das tecnologias digitais no contexto educacional do sertão de Alagoas, identificando os percursos de formação dos professores e os pressupostos teóricos e metodológicos que operam nas ações de incorporação (COSTA, 2013). Para tanto, a investigação realizada caracterizou-se por ser uma pesquisa de levantamento (ou survey) (RONI et al.,2020) realizada com 108 professores em exercício docente na educação básica. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Incorporação de tecnologias digitais na sala de aula no Alto Sertão de Alagoas.pdf | 1.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.