00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16433
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mercado, Elisangela Leal de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2713240004237441pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Jeane Felix da-
dc.contributor.referee2Salles, Mônica Patrícia da Silva-
dc.creatorCavalcanti, Isabela Alves Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7592951932822442pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-26T12:48:12Z-
dc.date.available2025-06-26-
dc.date.available2025-06-26T12:48:12Z-
dc.date.issued2025-06-05-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Isabela Alves Rodrigues; MERCADO, Elisangela Leal de Oliveira. Concepções de letramento e alfabetização dos familiares com estudantes em tratamento de saúde no ambiente hospitalar. 2025. 22 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16433-
dc.description.abstractThis article aims to discuss the importance of the conceptions of literacy and literacy in the development of pedagogical practices with children in hospitalization. This is a qualitative research, conducted through semi structured interviews with families of children of compulsory schooling age in health treatment at the Professor Alberto Antunes University Hospital (HUPAA).This research is part of the general research and extension project guided by Professor Elisangela de Oliveira Mercado entitled “(Mis)paths of Educational Care in Hospital and Home Environment for Students in Health Treatment in Alagoas” occurred from 09/01/2023 to 31/08/2024. The theoretical foundation of this study is anchored in the research of Fonseca et.al (2003), Matos and Mugiatti et.al (2009), Simões et. al (2022) and Mercado et.al (2022) on education in a hospital environment, articulated to the studies of Ferreiro et.al (1985) and Soares et.al (2004) about the conceptions of literacy and literacy in the process of acquiring reading and writing, emphasizing the active role of the child in the construction of knowledge, formulation of hypotheses about alphabetic writing and expansion of knowledge about the social practices of reading and writing. The transcribed interviews and the speeches were compiled in a table, elaborated according to Sampieri's (1984) methodological guidelines. The speech clippings that answer the investigated questions are distributed by representative themes of literacy and literacy conceptions. The results indicate that literacy and literacy practices in a hospital environment are described by families as a strategy that contributes to success in schooling, in addition to avoiding repetition and school evasion.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectPedagogia hospitalarpt_BR
dc.subjectFamiliaspt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectHospital pedagogypt_BR
dc.subjectFamiliespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleConcepções de letramento e alfabetização dos familiares com estudantes em tratamento de saúde no ambiente hospitalarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivo discutir a importância das concepções da alfabetização e do letramento no desenvolvimento de práticas pedagógicas com crianças em regime de internamento hospitalar. Trata-se de uma pesquisa, de natureza qualitativa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com às famílias de crianças em idade de escolarização obrigatória em tratamento de saúde no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), essa pesquisa faz parte do projeto geral de pesquisa e extensão orientado pela Professora Doutora Elisangela de Oliveira Mercado intitulado “(Des)caminhos do Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar e Domiciliar para Estudantes em Tratamento de Saúde em Alagoas” ocorrido do dia 01/09/2023 à 31/08/2024. A fundamentação teórica deste estudo ancora-se nas pesquisas de Fonseca (2003), Matos e Mugiatti (2009), Simões (2022) e Mercado (2022) sobre educação em ambiente hospitalar, articulado aos estudos de Ferreiro (1985) e Soares (2004) acerca das concepções de alfabetização e letramentos no processo de aquisição da leitura e da escrita, enfatizando o papel ativo da criança na construção do conhecimento, formulação de hipóteses sobre a escrita alfabética e ampliação de saberes sobre as práticas sociais de leitura e escrita. As entrevistas transcritas e as falas foram copiladas em tabela, elaborada conforme orientações metodológicas de Sampieri (1984). Os recortes de falas que respondem as questões investigadas forma distribuídas por temáticas representativas das concepções de alfabetização e letramento. Os resultados apontam que práticas de alfabetização e letramento em ambiente hospitalar é descrito pelas famílias como uma estratégia que contribui para o sucesso na escolarização, além de evitar a repetência e a evasão escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.