00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A gestão democrática da escola pública para além da formalidade jurídica: considerações a partir de Heloísa Lück
Autor(es): Almeida Junior, Jadiel Brandão de
Primeiro Orientador: Santos, Edlene Cavalcanti
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Givanildo da
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Inalda Maria dos
Resumo: O presente artigo constitui-se em um trabalho de pesquisa e aprofundamento teórico, de abordagem qualitativa e bibliográfico, baseada na obra de Heloísa Lück, na “Série Cadernos de Gestão”, mais especificamente no volume 3, cujo título é “A Gestão Participativa na Escola”. Tendo sido utilizado a técnica do método indutivo-descritivo, a pesquisa em tela procura responder a seguinte questão-problema: “o que se chama de gestão democrática da escola pública, pode se caracterizar como uma mera formalidade jurídica?”. Assim, o artigo tem como objetivo analisar o problema da gestão democrática como uma mera formalidade jurídica, à luz da obra de Heloísa Lück. O artigo busca demonstrar como a gestão democrática da escola pública é um direito frágil, que precisa ser sempre fortalecido, para que, de fato, ela aconteça na escola, não vindo a ser apenas uma mera formalidade jurídica. A pesquisa trouxe resultados satisfatórios, que confirma a hipótese, mediante o problema apresentado, e provoca também reflexões pertinentes, contextualizadas, permitindo perceber que a gestão democrática das escolas públicas não se faz apenas com leis, mas com a participação efetiva da comunidade escolar, de maneira a contribuir para o fortalecimento do princípio democrático como um todo, em nível social, local e nacional, para além dos objetivos e interesses coletivos e educacionais vivenciados na escola. Constata que a prática de uma gestão democrática apenas formal, facilmente verificada no dia a dia de muitas unidades escolares, era também objeto de análise objetiva e teórica na obra de Heloísa Lück (2013).
Abstract: Ausente.
Palavras-chave: Gestão democrática
Escola pública
Democracia
Participação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: ALMEIDA JUNIOR, Jadiel Brandão de. A gestão democrática da escola pública para além da formalidade jurídica: considerações a partir de Heloísa Lück. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16311
Data do documento: 18-nov-2024
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